Pela ordem durante a 133ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários acerca da convocação feita em rede social pelo Senhor Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, sobre sua participação na convocação de manifestações para pressionar o Tribunal de Contas da União (TCU) a aprovar o parecer pela rejeição das contas da Presidente Dilma Rousseff em 2014.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentários acerca da convocação feita em rede social pelo Senhor Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, sobre sua participação na convocação de manifestações para pressionar o Tribunal de Contas da União (TCU) a aprovar o parecer pela rejeição das contas da Presidente Dilma Rousseff em 2014.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2016 - Página 49
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, MIDIA SOCIAL, AUTOR, PROCURADOR, MINISTERIO PUBLICO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ASSUNTO, CONVOCAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, OBJETIVO, INFLUENCIA, DECISÃO, TRIBUNAL DE CONTAS, REJEIÇÃO, CONTAS, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - É rápido, Sr. Presidente.

    Apenas nesse assunto, porque eu me lembro de que fui eu que fiz a pergunta ao Sr. Júlio Marcelo na Comissão Especial de Impeachment sobre manifestações dele pró-impeachment da Presidenta Dilma. E lembro que ele respondeu o que está respondendo aqui. Ele disse: "Eu disse lá e considero muito saudável que a sociedade brasileira se aproprie dessa discussão sobre as contas públicas. Considero muito saudável que a sociedade brasileira cobre dos órgãos de controle o rigor. Isso é papel da sociedade". E ele está falando para nós que chamou a sociedade ou que estimulou a sociedade a discutir, a debater as contas públicas.

    O problema é que a chamada para o ato não era para debater as contas públicas. A chamada para o ato era: ato de reivindicação ao TCU pela rejeição das contas do Governo Dilma, em 17/06, na rampa do Tribunal de Contas da União. Não era para discussão, era para rejeição.

    Então, eu pergunto se o Dr. Júlio Marcelo, alguma vez, também chamou algum ato para aprovação de contas presidenciais. Esse ato não foi para discutir, esse ato foi chamado para rejeitar. Ele tinha lado.

    Portanto, que fique registrado isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2016 - Página 49