Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da validade do depoimento do Sr. Ricardo Lodi, porque este é advogado de Dilma Rousseff, ao mesmo tempo em que S.Exa renuncia ao direito de inquirir o mesmo sobre o cometimento de crime de responsabilidade pela Presidente.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Considerações acerca da validade do depoimento do Sr. Ricardo Lodi, porque este é advogado de Dilma Rousseff, ao mesmo tempo em que S.Exa renuncia ao direito de inquirir o mesmo sobre o cometimento de crime de responsabilidade pela Presidente.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2016 - Página 98
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, VALIDADE, DEPOIMENTO, INFORMANTE, RICARDO LODI RIBEIRO, MOTIVO, ADVOGADO, DILMA ROUSSEFF, RENUNCIA, ORADOR, INQUIRIÇÃO, IMPARCIALIDADE, TESTEMUNHA, ASSUNTO, CRIME DE RESPONSABILIDADE, AUTORIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, UTILIZAÇÃO, DECRETO FEDERAL, OBJETIVO, ABERTURA, CREDITO SUPLEMENTAR, AUSENCIA, AUTORIZAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, OBTENÇÃO, EMPRESTIMO, ORIGEM, BANCO DO BRASIL, BENEFICIARIO, GOVERNO FEDERAL, DESTINAÇÃO, FINANCIAMENTO, PLANO, SAFRA.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, todos que nos acompanham neste julgamento, pelo adiantado da hora, considerando que a instrução probatória já está realizada, estamos diante de um qualificado informante que poderia trazer informações válidas, mas já é de notório conhecimento que se trata de um advogado de Sua Excelência a Presidente Dilma Rousseff. Portanto, acho que não será producente indagar, por mais qualificado que seja o informante, e seguramente o é, até porque o Presidente da República o escolheu como um de seus advogados, seguramente, porque tem alta qualificação. Mas não tem lógica, não tem sentido indagar a um advogado de Sua Excelência a Presidente da República Dilma Rousseff. Eu dispenso minha inscrição, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Agradeço a V. Exª.

    Concedo a palavra à Senadora Vanessa Grazziotin.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, eu quero cumprimentar o Dr. Ricardo Lodi.

    Eu acho que os nobres colegas, Sr. Presidente, que dizem que só falamos para aparecer na televisão estão abrindo mão agora pela razão de que não está no ar, porque, pelo que está ali, horário eleitoral gratuito, horário reservado. Não tem problema, Sr. Presidente. Como eu não falo para a televisão, eu falo aqui para nós mesmos, vou falar agora, sem problema nenhum.

(Intervenções fora do microfone.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Desconte meu tempo, Sr. Presidente, por favor.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senador Cássio, por gentileza.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Mas ele vai falar?

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Vamos aguardar. Senador Cássio, sempre ponderado, faz sempre observações muito pertinentes.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) - E é um apelo à ponderação que faço...

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) - ... à Senadora Vanessa. Por mais profundas que sejam as nossas divergências - e o são -, eu nunca a tratei com desrespeito. Que respeite o meu mandato, que respeite o mais de 1 milhão de votos que me trouxeram até aqui. Não falo para a televisão, eu falo... Até porque a GloboNews está transmitindo, a outra emissora está transmitindo. Então, eu vou levar como fosse uma provocação tola, mas eu não poderia ficar calado. E são os mesmos Senadores que estão nos apelando para gestos amanhã, na sessão de segunda-feira. É difícil construir gestos dessa forma. Portanto, eu quero dizer que exerço meu mandato por uma delegação expressa do povo da Paraíba, com mais de 1 milhão de votos.

    Não falo se a televisão está ao vivo; já havia declinado em outros momentos. V. Exª é testemunha de que declinei das minhas perguntas - apenas para não parecer que estou aqui fazendo cena, fazendo teatro. Não vim aqui fazer floreio nenhum. Há quem goste de florear as coisas. Não é o meu caso. Nem fazer cena. Estou aqui cumprindo com o meu dever, com a minha responsabilidade, que é representar o Estado da Paraíba, representar milhões de brasileiros que se sentem representados pelas minhas posições políticas e não posso aceitar esse tipo de desrespeito ao exercício do meu mandato.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2016 - Página 98