Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação aos membros do Senado Federal por ocasião da assunção do encargo de substituir o Senador Acir Gurgacz, como suplente.

Autor
Gilberto Piselo (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Gilberto Piselo do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Saudação aos membros do Senado Federal por ocasião da assunção do encargo de substituir o Senador Acir Gurgacz, como suplente.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2016 - Página 39
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SAUDAÇÃO, MESA DIRETORA, MEMBROS, SENADO, MOTIVO, POSSE, ORADOR, SUPLENTE, SUBSTITUIÇÃO, ACIR GURGACZ, SENADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), COMPROMISSO, JURAMENTO, EXPECTATIVA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ENFASE, ALCANCE, INTERESSE, POVO, ENTE FEDERADO, DEFESA, MODERNIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO, COMBATE, CORRUPÇÃO.

    O SR. GILBERTO PISELO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) - Presidente Paulo Bauer.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Bauer. Bloco Social Democrata/PSDB - SC) - ... se mais algum Senador deseja usar da palavra.

    O SR. GILBERTO PISELO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) - Se V. Exª me permite, eu faria apenas uma saudação, que não pude fazer na quinta-feira passada. Eu faria uma saudação rápida.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Bauer. Bloco Social Democrata/PSDB - SC) - Será um grande prazer ouvir V. Exª, Senador Gilberto Piselo, que assumiu o mandato de Senador da República e, certamente, vai nos trazer informações muito importantes que nos farão ainda mais admiradores da sua pessoa.

    O SR. GILBERTO PISELO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO. Sem revisão do orador.) - Faço uso da tribuna especialmente para dirigir uma saudação ao Senado. Então, serão breves as minhas palavras.

    Quero cumprimentar o Senador Paulo Bauer, Presidente desta sessão, o Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, a Exma Srª Senadora Ana Amélia, em nome de quem estendo meus cumprimentos a todas as Senadoras que compõem esta Casa. Também cumprimento os Senadores do meu Estado, Ivo Cassol e Valdir Raupp, estendendo os cumprimentos a todos os demais Senadores que aqui se encontram. A meu colega, Senador Deca, que assumiu na quinta-feira passada, meu especial cumprimento.

    Uso este momento com o especial sentido de formalizar o meu apreço a esta Casa federal, de modo que serão, como já disse, breves as minhas palavras.

    Assumo o encargo de substituir nesta Casa, temporariamente, o Senador Acir Gurgacz, Parlamentar que tem dignificado, com sua atuação exemplar, o cargo por ele assumido, com o compromisso de bem representar os anseios e os interesses do povo de Rondônia, conferido por meio do voto. Nossos eleitores querem sentir orgulho de perceber na atuação parlamentar a sua voz. E nisso o Senador Acir tem sido uma referência a ser seguida.

    É com esse sentimento que assumo essa responsabilidade de externar a voz das pessoas, seja das mais ou das menos humildes, as quais, diante da abertura e da velocidade dos meios de comunicação, se constituem verdadeiros cidadãos conhecedores e intérpretes da Constituição da República, das leis e da nossa atuação parlamentar.

    A modernização das leis, o fim da corrupção é o que escutamos no nosso dia a dia, Sr. Presidente, da voz de cada pessoa que nos acorda, seja nos ambientes sociais ou institucionais, dos Armandos, dos Antônios, dos Eduardos, do Val, do Cláudio, do André, do Fernando, do Cristiano ou de tantos outros amigos e pessoas que nos rogam atuação firme e ética, assim como na fala do Sr. Assis, pai do Senador Acir, homem de conduta íntegra e exemplar, que nos permitiu estar aqui hoje e a quem devoto inestimável apreço.

    É essa conduta escudada na ética, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eleitores, amigos rondonienses, que sempre adotei e pautei a minha vida profissional e familiar, que divido com minha esposa, Elisabete, e procuro passar aos meus filhos, Gustavo e Gabriela, atento à educação recebida do "seu" Manoel, meu falecido pai, e da minha mãe, Ivone, que orientou e orienta a conduta de meus seis irmãos, Donizete, Albina, Hélio, Carlos, Edson e Ronaldo, a cujo compromisso me acosto àquele formalmente prestado com o juramento de posse, com verdadeira fidelidade à confiança em mim depositada pelo Senador Acir, que ora substituo. Externo a promessa de não decepcioná-lo na boa representação dos interesses do Estado de Rondônia e de todo o País, dignificando o Senado brasileiro.

    Sr. Presidente, eram essas as minhas palavras, a minha saudação ao Senado durante o tempo que estiver reservado para esta minha substituição.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, muito obrigado, Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2016 - Página 39