Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, em razão da gestão na área educacional, com ênfase nos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Elogios ao Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, em razão da gestão na área educacional, com ênfase nos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2016 - Página 40
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • ELOGIO, GESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PRIORIDADE, EDUCAÇÃO, CRESCIMENTO, CLASSIFICAÇÃO, NOTA ESCOLAR, INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA (IDEB), CONGRATULAÇÕES, SECRETARIO DE ESTADO, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, PROFESSOR, GESTOR, DIRIGENTE, ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LOCAL, PETROLINA (PE), REGISTRO, REDUÇÃO, DESISTENCIA, ALUNO, ENSINO MEDIO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Meu caro Presidente, Senador Paulo Bauer, eu queria, nesta tarde de segunda-feira, fazer um registro todo especial em relação ao trabalho do Governo de Pernambuco, na pessoa do Sr. Governador Paulo Câmara.

    Como a imprensa toda noticiou, na última semana, o Ministério da Educação publicou os resultados do Ideb, mostrando que o Brasil tem muito ainda a avançar e a percorrer na direção de uma educação de qualidade. Mas a divulgação dos números do Ideb, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, também serviu para evidenciar a correção, a escolha feita pelo Governo de Pernambuco em priorizar a escola integral, em priorizar a educação como política pública de governo.

    Quando o Governador Eduardo Campos assumiu o Governo de Pernambuco em 2007, Pernambuco era o vigésimo segundo colocado no Ideb no ranking nacional. E, para nossa alegria, depois de quase dez anos de muito esforço, de muita dedicação, os pernambucanos estão celebrando o fato de Pernambuco, em termos de ensino médio, estar ranqueado em primeiro lugar, ao lado do Estado de São Paulo. Um esforço que compreendeu a construção de mais de 36 escolas em tempo integral. E temos, ainda, seis escolas em construção, que serão entregues até o final deste ano.

    Portanto, quero aqui parabenizar o Governador Paulo Câmara, que deu sequência ao esforço iniciado na gestão passada; parabenizar o Secretário de Educação Fred Amâncio; parabenizar todos os professores da rede estadual, os gestores de escola, os dirigentes das regionais de educação de todo o Estado de Pernambuco, mostrando, portanto, que estamos na direção correta, no caminho correto. E Pernambuco haverá de intensificar ainda mais essas políticas, para que possamos avançar mais e mais na qualidade da educação que é prestada aos nossos filhos e para que possamos ter, por meio da educação, o instrumento de superação das desigualdades, o instrumento de superação da pobreza.

    Por isso, é com alegria que venho a esta tribuna fazer este registro. Porque o Governador Paulo Câmara esteve na minha cidade - em Petrolina -, no último sábado, para anunciar a construção de duas novas escolas: uma no bairro do São Gonçalo e outra no bairro do João de Deus, bairros de grande população. Serão investidos quase R$10 milhões para poder dar-lhes uma escola digna.

    Um fato que é importante registrar: há dez anos, de cada cem alunos do segundo grau, 22 desistiam de cursar o ensino de segundo grau em Pernambuco. E agora, de cada cem, apenas dois estão desistindo. É o melhor índice no Brasil, mostrando que Pernambuco tem a melhor escola e que os alunos desejam ficar na escola, o que diminuiu, portanto, de forma extremamente eficaz, a evasão escolar.

    Portanto, fica aqui o nosso registro a essa política pública que vem produzindo resultados tão auspiciosos para o Estado de Pernambuco, para o meu Estado, para a minha cidade - Petrolina - e para todo o interior de Pernambuco.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2016 - Página 40