Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a posse da Ministra Carmem Lúcia no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Satisfação com a posse da Ministra Carmem Lúcia no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2016 - Página 46
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • ELOGIO, CARMEN LUCIA ANTUNES ROCHA, POSSE, CARGO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMENTARIO, JUSTIÇA, RELEVANCIA, CLASSE POLITICA, DEMOCRACIA, ATUAÇÃO, MULHER, COMPROMETIMENTO, PAIS.

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero apenas dizer que quando fiz uso da palavra, eu, um pouco desacostumada ainda com a campainha da Casa... É verdade, sou desacostumada, porque palavra como Líder, uma das poucas vezes V. Exª me concedeu... E V. Exª me concedeu... Embora seja Líder. Mas eu queria registrar aqui, com muita satisfação - e o senhor teve a oportunidade de presenciar - a posse da Presidente, a segunda mulher a presidir o STF, o Supremo Tribunal Federal. E me chamaram a atenção, Sr. Presidente, as palavras ali colocadas. Há muito tempo eu não via alguém abrir um discurso de posse se referindo ao povo brasileiro. Nós estamos vivendo aqui, agora, nesta época, talvez o século da Justiça. E a Justiça tem tido relevante papel, como a classe política faz, mas deveria fazer melhor.

    Então, prestei muita atenção. Eu tive vontade de estar presente, porque aquele discurso era como beber uma aula de democracia, de civismo e, sobretudo, de comprometimento com o País que terá sua Casa mais alta, que é o Supremo Tribunal Federal, a resguardar nossa Constituição Brasileira.

    E sendo uma mulher - há diferença entre mulher e mulher, como há diferença entre homem e homem, político e político. Então, sendo uma mulher que vai a esse cargo, toma posse com aquele sentimento, eu acho que o Brasil está mais rico, que o País está mais feliz, e eu quero dizer publicamente, diante de V. Exª: eu fiquei orgulhosa das palavras e por ser essa mulher que está assumindo a Presidência do STF.

    Eu a parabenizo.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2016 - Página 46