Pronunciamento de Aécio Neves em 12/09/2016
Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Satisfação com a posse da Ministra Carmem Lúcia no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal.
- Autor
- Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Aécio Neves da Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PODER JUDICIARIO:
- Satisfação com a posse da Ministra Carmem Lúcia no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/2016 - Página 51
- Assunto
- Outros > PODER JUDICIARIO
- Indexação
-
- ELOGIO, CARMEN LUCIA ANTUNES ROCHA, POSSE, CARGO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMENTARIO, CONTRIBUIÇÃO, INDEPENDENCIA, REGULARIDADE, PODER, REPUBLICA.
O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para que este registro conste dos Anais do Senado Federal - e V. Exª também se fez presente agora há pouco -, os brasileiros, mas os mineiros em especial estão hoje em festa com a posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal da Ministra Cármem Lúcia.
Os mineiros já a conhecem, e conhecem bem, por isso se orgulham muito da sua trajetória. Os brasileiros que ainda não a conhecem na profundidade que nós, mineiros, a conhecemos certamente se surpreenderão não apenas com a mulher, com a eminente jurista, mas, de forma muito especial, com a cidadã, com a brasileira Cármem Lúcia, capaz de debater os grandes temas, no Supremo Tribunal Federal, que dizem respeito à vida de cada um dos brasileiros, mas capaz de cotidianamente se preocupar com cada um dos brasileiros que demandam posicionamentos, decisões da Justiça brasileira.
Tenho certeza de que será uma belíssima, uma singela, mas belíssima página a ser escrita na história do Judiciário brasileiro, sem arrogância, sem autoritarismo, mas cumprindo aquele que é o dever dos presidentes de cada um dos Poderes. Claro que, em primeiro lugar, garantir a sua independência, mas, sobretudo, a harmonia entre cada um deles.
Ela, fazendo valer a sua tradição, filha de Espinosa, do norte mineiro, vai, sem dúvida alguma, contribuir para que a harmonia entre os Poderes da República seja cada vez mais presente, para que o Brasil possa enfrentar e superar as gravíssimas dificuldades do nosso tempo.
Portanto, como seu coestaduano e admirador há tantas e tantas décadas, aqui ao lado do Senador e Governador Anastasia, que, mais do que todos nós, conviveu e convive com a Ministra há muitos e muitos anos, tenho certeza de que o Brasil, de tantos dissabores, de tantas frustrações, terá motivos para comemorar alegrias e vitórias com a assunção da nova Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármem Lúcia.