Pela ordem durante a 133ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicitação ao Presidente da sessão, Ministro Ricardo Lewandowski, de permissão para encaminhamento de declaração de voto à Mesa, após a divulgação do resultado.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Solicitação ao Presidente da sessão, Ministro Ricardo Lewandowski, de permissão para encaminhamento de declaração de voto à Mesa, após a divulgação do resultado.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2016 - Página 10
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, RICARDO LEWANDOWSKI, PRESIDENTE, SESSÃO, JULGAMENTO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUTORIZAÇÃO, REMESSA, MESA DIRETORA, DECLARAÇÃO DE VOTO, POSTERIORIDADE, DECLARAÇÃO, RESULTADO.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, não é uma questão de ordem. Eu peço a palavra, pela ordem, apenas para, não sei se fazer um comunicado ou pedir algum esclarecimento de V. Exª.

    Iniciamos hoje, sem dúvida nenhuma, um dos processos mais graves a que o Brasil já assistiu e que esta Casa já viveu. Não há dúvida quanto a isso. Por esse fato, pela gravidade e pelas consequências do que aqui for decidido, Sr. Presidente, eu acho que seria importante, nesta primeira hora de início da sessão de julgamento, nós acertarmos alguns procedimentos.

    Fizemos, já, reunião com V. Exª, com Líderes e com demais Senadores e Senadoras. Entretanto, Sr. Presidente, para evitar qualquer tipo de problema, eu quero levantar o que estabelece o art. 316 do Regimento Interno do Senado Federal. O art. 316 diz que, proclamado o resultado da votação, é lícito ao Senador encaminhar à Mesa, para publicação, a declaração de voto.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - E por que o faço? Porque nós tivemos um problema na Comissão. Apesar de ter sido encaminhado, ele não foi publicado.

    Então, eu só uso este momento para dizer a V. Exª que nós apresentaremos uma declaração de voto à Mesa e gostaríamos que, assim que declarado o resultado, V. Exª nos garantisse o espaço para encaminharmos, por escrito, à Mesa, a declaração de voto.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    Senadora, tal como fiz na última sessão, eu deferi a juntada de voto em separado...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Está bem.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - ...aos autos do processo, e, desde logo, será deferido. Então, independentemente do momento, se V. Exª quiser, desde logo - se já estiver pronto o voto - ou no momento oportuno, encaminhe à Mesa, e nós juntaremos o voto aos autos.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Desde já.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Se quiser, mas não será lido.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Claro. Obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Será apenas para os Anais do processo, da história.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Perfeito.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2016 - Página 10