Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo à Infraero para que sejam concluídas as obras do aeroporto de Rio Branco, enfatizando a necessidade de haver maior oferta de voos para a região Norte do país.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Apelo à Infraero para que sejam concluídas as obras do aeroporto de Rio Branco, enfatizando a necessidade de haver maior oferta de voos para a região Norte do país.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2016 - Página 24
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), CONCLUSÃO, OBRAS, AEROPORTO, RIO BRANCO (AC), ESTADO DO ACRE (AC), ENFASE, NECESSIDADE, AUMENTO, OFERTA, VOO, REGIÃO NORTE.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, colegas Senadoras e Senadores, eu ocupo a tribuna do Senado, hoje, para tratar de um tema e, ao mesmo tempo, cobrar da Infraero uma rápida solução para o que tenho solicitado e que atende aos interesses do Acre e de toda a nossa população.

    Refiro-me ao funcionamento pleno do aeroporto de Rio Branco, da pista, que foi completamente recuperada, do nosso aeroporto, na capital, pela Infraero... Foi uma luta do Governador Tião Viana, nossa, do nosso Governo. A Presidente Dilma liberou mais de R$100 milhões para que pudéssemos ter uma reestruturação da pista de pouso em Rio Branco, e o mesmo com o terminal de passageiros, que ainda está em obra e que está sendo ampliado a partir também de um empenho pessoal do Governador Tião Viana.

    O fato é que nós estamos com as obras há mais de dois anos, e o aeroporto funciona de maneira limitada. Nós não temos voos diurnos, voos de aviões de grande porte. Isso causou um tremendo prejuízo para a população, e a situação se agravou com a crise econômica que atingiu as companhias aéreas, que reduziram também a oferta de voos. O resultado disso tudo é: menos voos, num horário terrível, na madrugada, e o preço da passagem obviamente aumentou. Claro, dado o número de pessoas buscando voos, lugar em avião, com a oferta de assentos reduzida, o resultado disso são passagens mais caras.

    Por isso que eu tenho lutado tanto aqui no Senado. Não é uma luta deste ano, nem do ano passado; é do meu mandato, é bom que se diga. Vejo que outros colegas se empenham também. V. Exª que está presidindo hoje, Senador Eduardo, também trabalhou conosco já há três anos nesse tema na Comissão de Fiscalização e Controle, fizemos requerimentos juntos.

    Mas agora estamos numa fase final. Conseguimos da Gol Linhas Aéreas a decisão - eu quero dizer aqui que, por mais que às vezes alguns tentem tirar proveito do trabalho dos outros, não há problema, a verdade sempre se estabelece -, graças a uma ação do Governador Tião Viana, que reduziu o ICMS, trabalhou com a direção da Gol. Não posso deixar de lado e nem ter falsa modéstia aqui, mas quantas audiências e reuniões também fizemos com os dirigentes das companhias aéreas, buscando um melhor serviço no País, mais especificamente no Acre, na Amazônia, no Nordeste? E a Gol tomou a decisão de voltar com os voos diários. Isso nos foi informado.

    Por coincidência, agora está me ligando o presidente da Infraero, que eu estava aguardando. Daqui a pouco vou informá-lo. Ele está me ligando agora e pode estar trazendo de volta uma posição que nós buscamos. A Gol Linhas Aéreas está tão somente esperando a entrega da pista, que estava marcada para agora, setembro, para que a gente possa ter imediatamente restabelecidos os voos diários, com maior oferta de voos. E a Gol também fez uma mudança importante, também a pedido nosso, que foi trocar o avião 737-700 por um 737-800. Ele faz a rota Brasília-Rio Branco-Cruzeiro do Sul. Com isso temos uma oferta maior de assentos, o avião é bem maior, e claro, com a maior oferta de assentos, há a possibilidade de um preço de passagem mais justo.

    Então, estou vindo aqui para cobrar, pedir à Infraero que, imediatamente, possa nos ajudar a ter a autorização para que a Gol restabeleça os voos diários. É só isso. Também já fiz contatos com a direção da Infraero, com a Anac e com a Gol.

    Eu quero dar essa boa notícia para o povo do Acre, acertando o dia, porque esse é um assunto que estou tratando pessoalmente, como Senador, há muito tempo, em parceria com o Governador Tião Viana. O Deputado Alan Rick, lá na Câmara, também deu sua contribuição, mas esse trabalho aqui faço eu, de maneira muito determinada, porque sei que atendemos o Acre, atendemos todo cidadão do Acre, e aqueles que trabalham com o Acre, aqueles que nos visitam. Não tem sentido o Acre ser o único Estado que tem voos só de madrugada. Eu vejo o sacrifício das famílias. Às vezes, são pessoas que vêm buscar um tratamento de saúde especializado. E não há nenhuma outra opção. E, se você não embarcou naqueles horários, só 24 horas depois é que você tem alguma alternativa de chegar ou sair do Estado. Então, é inaceitável que haja um Estado da Federação sendo tratado dessa maneira.

    O meu apelo à Infraero é que, imediatamente, possa me informar isso. Eles ficaram de me informar hoje. Eu estou fazendo a fala aqui e pode ser que eles já me informem. Vou ligar imediatamente para a Gol para que eu possa tornar público - espero fazê-lo ainda hoje - o dia em que nós vamos ter a retomada dos voos diários no Acre, aumentando a oferta, criando a possibilidade de termos alguma alternativa para as pessoas que precisam do transporte aéreo.

    Transporte aéreo no Brasil, especialmente na Amazônia e mais especialmente no meu Estado, não é um serviço de luxo. É um serviço de primeira necessidade. Ele é fundamental em todos os aspectos.

    Então, já falei hoje com a Infraero. Estou aguardando com a direção da Infraero. Já, já vou falar. Eu agradeço o empenho, mas venho aqui para dizer que a população do Estado não aguenta mais pagar passagens caras, ter baixa oferta de voos e o serviço ocorrendo, exclusivamente, nas madrugadas.

    É esse o meu posicionamento, Sr. Presidente. Acho que é dessa maneira, lutando por questões como essa, que a gente vai também tornando o mandato de Senador uma espécie de serviço de utilidade pública. Nós temos muitas missões aqui no Senado. Agora mesmo eu estava na Comissão de Relações Exteriores, relatando projetos, ajudando a resolver conflitos, mediando, colocando os interesses dos Estados, dos nossos Municípios e do País adiante, mas, quando a gente faz um serviço como esse que estou prestando, que atende ao consumidor, que atende ao cidadão, eu também me sinto mais útil como Senador da República, representando meu Estado. Tenho sido cumprimentado pela população, nas minhas redes sociais e pessoalmente, pela luta que tenho travado aqui na busca de termos passagem com preço justo e maior e melhor oferta de voos para o nosso Estado. E agora posso celebrar aqui. Está bem pertinho. É questão de semana para que essa vitória seja alcançada. Vamos seguir lutando e monitorando para que os preços possam também ser justos para quem precisa do transporte aéreo na Amazônia, especialmente no meu Estado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2016 - Página 24