Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2016 - Página 25
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, AGRESSÃO, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, LOCAL, AEROPORTO, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), PROCEDENCIA, ADVOGADO, COMPONENTE, GRUPO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro quero lamentar um episódio como esse. Nós tivemos um período muito difícil, estamos vivendo ainda as consequências dele no nosso País. A Senadora Vanessa se expôs, como permite a democracia, defendendo suas ideias, ideias que também são nossas, seu ponto de vista, e sofre uma agressão inaceitável, como são as agressões. Não podemos nos calar diante dela.

    Eu e V. Exª assistimos ao vídeo. Sou Vice-Presidente da Casa, estava no exercício da Presidência, fiquei acompanhando com a segurança do Senado. Nós assistimos ao vídeo: a Senadora, embarcando aqui em Brasília, começou a ser provocada, xingada e agredida, sentou-se pacientemente durante todo o voo de Brasília a Curitiba, com seu fone de ouvido, para não ficar ouvindo agressões, e, no desembarque, não só foi novamente agredida covardemente, mas houve agressão física. Ela tomou a iniciativa de filmar seu agressor, e ele partiu para a agressão física. Tem precedentes, é uma pessoa que parece que se esconde atrás de uma carteira da OAB, já agrediu outras inúmeras pessoas, tem as teses mais inaceitáveis.

    Nós precisamos tomar uma atitude definitiva, não porque é uma Senadora ou um Senador. Cumprimento os colegas suprapartidariamente, a partir de uma decisão que sei que V. Exª tomará, porque já me informou, como Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional. Fica aqui a nossa solidariedade à querida colega Vanessa, que não pode se intimidar com isso. É inaceitável que num país como o nosso, onde temos a liberdade de expressão que a Constituição nos garante no plenário, temos que andar como fora do plenário? Então, eu acho que uma atitude exemplar precisa ser adotada. E vale para todo mundo. Divergir, tudo bem, fazer manifestação, muito bem, mas nada de agressão física contra ninguém, seja de um lado, seja de outro.

    Eu me solidarizo com a colega Vanessa, que é um exemplo de determinação na Casa e precisa ter o respaldo da instituição Congresso e Senado Federal, para poder seguir com sua vida parlamentar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2016 - Página 25