Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2016 - Página 25
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, AGRESSÃO, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, LOCAL, AEROPORTO, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), PROCEDENCIA, ADVOGADO, COMPONENTE, GRUPO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, por mais que eu tenha um carinho enorme pela Senadora Lídice, ela já se solidarizou com a Senadora Vanessa. Essa baiana é uma grande mulher.

    Em nome das mulheres do Senado, em nome dos homens do Senado, em nome do meu Estado, o Amazonas, independente das posições políticas que tomamos, não deixamos de conviver e de querer o bem-estar de todos.

    Veja bem, aqui ninguém está para agredir ninguém. A agressão, no máximo, é política, no ponto de vista do campo político, no debate. E isso houve durante meses em relação a esse fato que foi consumado na semana passada.

    A Senadora Vanessa, eu a conheço desde a década de 80. Militamos juntos no movimento estudantil, éramos membros do Partido Comunista do Brasil. Lideramos, por muitos anos, o movimento estudantil e popular dentro do Estado do Amazonas. Depois nos reencontramos na Câmara Municipal, eu, Presidente da Câmara; ela, Vereadora. Tivemos oportunidades em que estivemos do mesmo lado e tivemos oportunidades em que estivemos no embate político, mas nada além do embate político, sem perder o respeito pelo ser humano e pelo Parlamentar.

    Muitos podem não gostar do posicionamento da Vanessa, mas muitos apoiam o posicionamento dela. Essa é a democracia que queremos, em que o posicionamento das pessoas é respeitado, independente do que ela está defendendo. A democracia é isso. Quem pode nos excluir desse posicionamento é aquele que nos colocou aqui, o eleitor do nosso Estado.

    Senadora Vanessa, eu não falo em meu nome. Falo em nome da minha família, das pessoas que têm um carinho por mim. Tenho certeza de que falo em nome de milhares e milhares de amazonenses. Você não tem só solidariedade como Senadora, mas principalmente a solidariedade. E você sabe bem disso, do respeito que sempre lhe tive e tenho, a minha solidariedade como mulher, como mãe e como esposa. Não é justo isso!

    Outros Parlamentares que não são mulheres, homens também já foram, de uma forma ou de outra, atacados, vários Senadores, por se posicionar a favor do impeachment e outros, por se posicionar contra o impeachment. Temos de dar um basta a isso, principalmente de uma pessoa que é formada em Direito. A OAB não pode permitir em seus quadros um cidadão que não tem compostura, que não tem respeito pelas mulheres, porque um homem desses não tem moral para defender absolutamente nenhum cliente agindo dessa forma, não apenas a mulher, a Senadora, quero dizer, simplesmente por ser uma mulher.

    Eu vi o vídeo e lhe digo: muitas pessoas no nosso Estado, tenha certeza absoluta, solidarizam-se com a mulher Vanessa, com a mãe Vanessa, com a esposa Vanessa e com a pessoa que tem uma história que não pode ser jogada na lata do lixo, do dia para a noite, que não pode ser esquecida. Nós divergimos aqui no embate político, mas tenha certeza, Senadora, de que a minha solidariedade pessoal e a da minha família está toda com a senhora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2016 - Página 25