Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.

Autor
José Maranhão (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Targino Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin por agressão sofrida no aeroporto de Curitiba (PR), proveniente de um advogado integrante do Movimento Brasil Livre – MBL.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2016 - Página 27
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, AGRESSÃO, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, LOCAL, AEROPORTO, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), PROCEDENCIA, ADVOGADO, COMPONENTE, GRUPO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. JOSÉ MARANHÃO (PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero trazer também a minha solidariedade à colega Vanessa Grazziotin, que eu não conhecia antes de ser Senador da República por esta segunda vez. E foi uma das boas coisas que aconteceram na minha vida conhecer Vanessa, uma pessoa de quem podemos divergir, mas a quem temos de respeitar, porque o que ela exercita aqui é o direito democrático de expressar o seu pensamento.

    E ela faz isso com brilhantismo, com coragem, às vezes com veemência, mas sempre garantindo a linha da elegância, da lhaneza no trato. Quantas vezes não fiquei contrariado com as posições de Vanessa aqui - não com as posições, mas com a forma veemente com que ela se pronunciou - e, logo mais, quando ouvi o segundo tempo da sua exposição, retifiquei tudo o que tinha dito?

    Aprendi a admirá-la e a respeitá-la. É uma mulher extraordinária. E, na realidade, nós precisamos de pessoas como Vanessa, que tem coragem de assumir posições e que, por isso mesmo, merece o nosso respeito.

    E aqui eu me lembro de uma frase de Voltaire, o filósofo e escritor Voltaire: "Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas morro defendendo o direito de dizer".

    Você, Vanessa, conquistou a admiração de toda esta Casa do Congresso Nacional. É o que estou ouvindo agora: todos, neste momento, mostram-se indignados com o que aconteceu a você, mas sentem a satisfação de poder expressar a admiração e o respeito à grande mulher que você tem sido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2016 - Página 27