Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 19/09/2016
Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Contradita à Questão de Ordem apresentada pelo Senador Paulo Bauer, acerca do procedimento regimental adequado para obstrução das votações.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Contradita à Questão de Ordem apresentada pelo Senador Paulo Bauer, acerca do procedimento regimental adequado para obstrução das votações.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/09/2016 - Página 39
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- CONTESTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, ASSUNTO, AUSENCIA, REGISTRO, PRESENÇA, QUORUM, SENADOR, USO DA PALAVRA, MOTIVO, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Presidente, primeiro eu quero cumprimentar o Senador Bauer pela forma gentil com que ele fez a sua exposição e questionou de V. Exª. Ele disse: "Olha, eu acho que o correto seria contar, eu acho." O que eu acho é que nós não temos que achar nada. Quem tem que dizer se é ou não para contar é o Regimento Interno.
E aqui, Srs. Senadores, não há nenhum fantasma, porque, se nós quiséssemos nos esconder, nós não teríamos ocupado a tribuna. O que nós estamos fazendo aqui é um ato político deliberado. Nós estamos obstruindo, Sr. Presidente, porque, se o Governo tem número suficiente para dar início à sessão, não precisa desse número da minoria, da oposição. Então, nós estamos aqui em um ato político, que é comum ao Parlamento.
E eu, Sr. Presidente, gostaria que V. Exª, diante dessa sua colocação, nos dissesse qual é exatamente o artigo do Regimento que fala para contar, porque tivemos outros momentos anteriores, momentos em que era exatamente o inverso, nós estávamos na Base do Governo e a oposição não dava presença. E não foi computado, Sr. Presidente, e não foi computado.
Então, eu queria que fosse respeitado o direito que a oposição tem de fazer obstrução.