Comunicação inadiável durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com os resultados dos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, destacando o desempenho de dois atletas de Três Lagoas-MS, que conquistaram medalhas na modalidade de salto em distância.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
DESPORTO E LAZER:
  • Satisfação com os resultados dos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, destacando o desempenho de dois atletas de Três Lagoas-MS, que conquistaram medalhas na modalidade de salto em distância.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2016 - Página 39
Assunto
Outros > DESPORTO E LAZER
Indexação
  • ELOGIO, RESULTADO, PARAOLIMPIADA, RIO DE JANEIRO (RJ), ENFASE, ATLETA PROFISSIONAL, MEDALHA, ORIGEM, MUNICIPIO, TRES LAGOAS (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Eu serei breve, Sr. Presidente, muito breve, até em respeito ao Senador Aníbal, que estava nesta tribuna e que gentilmente me cedeu o tempo.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu sei que o momento em que vivemos não é dos mais fáceis - um momento de crise política, institucional, econômica, moral -, mas esta tribuna não serve apenas para os embates políticos, mas também para comemoração. É isso que faço muito rapidamente hoje aqui.

    As Paralimpíadas no Brasil se encerraram ontem e se encerraram com o mais absoluto sucesso, apesar de todas as projeções negativas vindas de outros países, dos meios de comunicação de fora e, muitas vezes, até do ceticismo de muitos de nós brasileiros. Pois bem, as Paralimpíadas terminaram, e nós fechamos com chave de ouro. Nós tivemos a marca histórica de 72 medalhas paralímpicas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

    O meu coração, em particular, está dourado, duplamente dourado, porque, das catorze medalhas de ouro, Senador Fernando Bezerra, duas vieram da minha cidade natal, Três Lagoas, um Município pequeno comparado à sua cidade de Recife, um Município de 100 mil habitantes. Dois irmãos paralímpicos deram um salto de ouro e conseguiram as duas medalhas no salto em distância. E eu gostaria de deixar registrado pelo exemplo. É um exemplo de superação que é, na realidade, o retrato do exemplo de superação do povo brasileiro e das cidades brasileiras em tempos de dificuldade.

    Eu gostaria de dizer que é mais do que superação. Superação fizeram os atletas olímpicos nas Olimpíadas. O exemplo dos atletas que têm deficiência, seja ela qual for, chega a ser quase um milagre, um milagre não realizado por santos, mas por gente, gente de carne e osso, que supera as suas dificuldades. Daí a necessidade de reforçar, aqui, que a força de vontade dessas pessoas é exemplo de vida para todos nós.

    Quero, neste momento, de forma muito singela, louvar a todos esses atletas pelo exemplo, louvando-os. Quero parabenizar, inclusive, a torcida brasileira, que soube gritar, que soube festejar, a seu modo brasileiro, mas que soube também respeitar através do silêncio.

    Eu estava vendo rapidamente na televisão uma partida do chamado futebol de 5 e, vendo aquele silêncio absoluto, falei: "Onde está a animação da torcida brasileira?" Foi até que entendi, Presidente Renan, que o silêncio era necessário, porque aqueles atletas com deficiência visual precisavam escutar o guizo de uma bola para saberem como driblar não só os seus adversários, mas a sua própria deficiente e dificuldade.

    Neste momento, eu deixo aqui este registro muito mais para lembrar que essas pessoas tiveram doze dias de glória, mas que, para isso, tiveram que se preparar a vida inteira. E terão ainda que passar por muitas dificuldades, porque temos ainda muito o que fazer no que se refere às políticas públicas para dar a tão sonhada igualdade a essas pessoas. Refiro-me a problemas relacionados às obras de infraestrutura, mobilidade urbana, projetos que nós precisamos aprovar para garantir a essas pessoas a tão sonhada qualidade de vida.

    Ao encerrar as minhas palavras, deixo uma palavra de estímulo e uma palavra de agradecimento. E também aqui deixo um desejo: que esse Centro Paralímpico, que é um legado para o Rio de Janeiro e para o Brasil, seja muito mais que um legado, seja um pontapé inicial para que o espírito e o exemplo desse Centro Paralímpico se espalhe por todos os cantos do Brasil. Que nós possamos fazer política sociais voltadas às minorias, àquelas pessoas que precisam de projetos e de leis diferenciados para se igualarem, para que nós o Congresso Nacional também possamos estampar, no nosso peito, a medalha de ouro da cidadania.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2016 - Página 39