Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à proposição legislativa que pretende descriminalizar a prática de “Caixa dois” na contabilização de recursos para campanhas eleitorais.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Repúdio à proposição legislativa que pretende descriminalizar a prática de “Caixa dois” na contabilização de recursos para campanhas eleitorais.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2016 - Página 53
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • REPUDIO, TENTATIVA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, OBJETO, DISCRIMINAÇÃO, IRREGULARIDADE, ILEGALIDADE, CONTABILIZAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, CAMPANHA ELEITORAL.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, essa ideia de aprovar uma lei aqui para anistiar crimes, para anistiar o caixa dois em campanhas políticas é um verdadeiro tapa na cara do cidadão honesto deste País.

    Isso, que, pelo que a gente ouve nos corredores, é uma articulação de vários partidos, pode atender a vários interesses, mas não atende ao interesse do cidadão honesto e decente deste País, que quer que todos neste País - todos, independentemente de quem seja - cumpram a legislação vigente do País, cumpram as leis do País.

    Como exigir que um cidadão comum tenha que cumprir as leis do País se os representantes desses cidadãos, aqueles que estão disputando cargos públicos podem simplesmente esquecer as leis do País, esquecer a legislação vigente do País e desrespeitar essa legislação?

    Então, isso, na minha concepção, é inaceitável. Eu aqui, nesta Casa, vou votar contrário a isso e acho que isso pode atender a vários interesses, mas não atende, com certeza, ao interesse do cidadão honesto deste País, do contribuinte deste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2016 - Página 53