Discurso durante a 141ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill aos agraciados, em sua 2ª edição.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Sessão especial especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill aos agraciados, em sua 2ª edição.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2016 - Página 7
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, LUTA, PESSOA DEFICIENTE, BRASIL, ENTREGA, COMENDA, PREMIO, CONTRIBUIÇÃO, DEFESA, PESSOAS, DEFICIENCIA, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, MELHORIA, ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA, ENFASE, INCLUSÃO, PRATICA ESPORTIVA, ESPORTE PROFISSIONAL, PARAOLIMPIADA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, PROFESSOR, CRIADOR, FUNDAÇÃO, AUXILIO, EDUCAÇÃO, DEFICIENTE FISICO, VISÃO, ACESSO, LITERATURA, REABILITAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), INTEGRAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO.

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de cumprimentar o Sr. Presidente desta sessão, Senador Hélio José... (Fora do microfone.)...o Sr. Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Sr. Tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Presidente do Instituto JNG - Projetos de Inclusão Social, Srª Flávia Poppe; Ministro de Estado do Turismo, Dr. Alberto Alves, que nos honra com sua presença; Embaixador do Canadá, Sr. Riccardo Savone; Embaixador da República do Sudão, Sr. Ahmed Yousíf Mohamed; Srªs e Srs. agraciados com a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, Lúcia Willadino Braga, Fernando Antonio Pereira Gomide, Flávio José Arns - nosso ex-Senador e Vice-Governador -, Helena Werneck, e, representando o homenageado Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior, in memoriam, a Srª Elsita Lorlai Coelho Campos da Paz; representando o Governador do Estado do Amapá, Sr. Wander Azevedo; representando a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos do Governo de Brasília, Sr. Coracy Coelho Chavante.

    Eu queria também cumprimentar a cantora Srª Giovanna Silva, as Srªs e os Srs. Parlamentares, as senhoras e os senhores aqui presentes, as senhoras e os senhores ouvintes da rádio Senado e os telespectadores da TV Senado, minhas senhoras e meus senhores.

    Esta sessão especial, na qual homenageamos o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência e entregamos, pelo segundo ano consecutivo, a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, é ainda mais oportuna neste ano de 2016.

    Há três dias, com o encerramento dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, tivemos talvez a mais cabal demonstração de que a deficiência se traduz em superação, em esperança, em excelência.

    Sem querer diminuir os Jogos Olímpicos tradicionais, é nos Jogos Paralímpicos que presenciamos verdadeiramente a ânsia humana para ultrapassar os limites que nos são impostos, é nos Jogos Paralímpicos, Sr. Presidente, que testemunhamos verdadeiros milagres, é nos Jogos Paralímpicos que nos convencemos do real valor das pessoas com deficiência. Pessoas, como Daniel Dias, que acumulou 24 medalhas no Rio de Janeiro e tornou-se o maior recordista paraolímpico entre os homens, são a prova viva da importância do trabalho de pioneiros como Dorina Nowill, criadora da fundação que, em meados do século passado, revolucionou a educação dos cegos no Brasil.

    Os cinco agraciados com a Comenda Dorina Nowill deste ano, portanto, são parte de um esforço de décadas que está ainda longe de estabelecer uma sociedade plenamente inclusiva para as pessoas com deficiência, mas que está cada vez mais próxima desse ideal, nas pessoas de Fernando Antonio Pereira Gomide, Flávio José Arns, Helena Werneck, Lúcia Willadino Braga e Aloysio Campos da Paz Júnior, in memoriam, reconhecemos os avanços do trabalho crucial dos agraciados e de tantos outros na reabilitação e na inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil.

    Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para, mais uma vez, ressaltar o trabalho das Apaes em nosso País - Apaes essas que o Senador Flávio Arns, juntamente com a minha esposa, a Deputada Federal Maria Raupp, que tem um trabalho também extraordinário nessa área, tanto defenderam e tanto defendem e continuam a defender. São instituições pioneiras que acreditavam, desde o início, no envolvimento da família no estímulo ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência. Décadas atrás, as Apaes já trabalhavam com conceitos que hoje são estabelecidos, como a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a formação de educadores e profissionais de saúde especializados e a valorização da autonomia das pessoas com deficiência.

    Em Rondônia, no meu Estado, as Apaes estão presentes em praticamente todos os Municípios, criando parcerias com a iniciativa privada e órgãos governamentais para capacitar as pessoas com deficiência para o trabalho e a inclusão na vida social. Cito o exemplo recente de jovens com deficiência que foram capacitados como agentes ambientais para operar máquinas de coleta de resíduos recicláveis, com tecnologia 100% brasileira. O trabalho foi exposto no Rondônia Rural Show, uma grande feira, no meu Estado, em maio passado, e é apenas uma de várias iniciativas que vêm promovendo a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil e no meu Estado de Rondônia.

    Criar no Brasil uma sociedade inteiramente inclusiva, portanto, é um trabalho diário, contínuo, feito a partir de pequenas e grandes ações, desde o trabalho pioneiro de Dorina Nowill, passando pela diuturna atuação de instituições, como as Apaes e tantas outras espalhadas pelo Brasil, chegando até grandes eventos como as Paralimpíadas.

    A entrega dessa comenda marca o compromisso desta Casa, do Senado da República, o reconhecimento do Senado Federal e de toda a sociedade brasileira à luta de todos aqueles que se entregaram à missão de promover a efetiva e integral inclusão de todas as pessoas com deficiência em nosso País.

    Encerro, Sr. Presidente, a minha fala parabenizando também, além de todos esses bravos heróis que dedicam o seu trabalho para tornar a vida das pessoas portadoras de deficiência mais fácil e mais acessível, os jornalistas do Brasil. Hoje é Dia do Jornalista, dos jornalistas que cobriram as Olimpíadas, as Paralimpíadas e tantos outros eventos, dando alegria e, muitas vezes, nos emocionando. Quantas vezes choramos na frente da televisão quando vemos um atleta com deficiência física, portador de deficiência, ganhar inúmeras medalhas, como aconteceu nas Paralimpíadas? Então, parabéns também aos nossos jornalistas, bravos jornalistas brasileiros.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2016 - Página 7