Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill aos agraciados, em sua 2ª edição.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill aos agraciados, em sua 2ª edição.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2016 - Página 33
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, LUTA, PESSOA DEFICIENTE, BRASIL, ENTREGA, COMENDA, PREMIO, CONTRIBUIÇÃO, DEFESA, PESSOAS, DEFICIENCIA, ELOGIO, ENCERRAMENTO, PARAOLIMPIADA, ENFASE, NECESSIDADE, INCLUSÃO, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS), FINANCIAMENTO, QUALIFICAÇÃO, ATIVIDADE PROFISSIONAL, HOMENAGEM, VIDA PUBLICA, PROFESSOR, CRIADOR, FUNDAÇÃO, EDUCAÇÃO, DEFICIENTE FISICO, VISÃO, ACESSO, LITERATURA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

 21/09/2016


    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ilustres homenageados e homenageadas deste ano com a Comenda Donna Nowill, convidados e convidadas.

    Este ano, a entrega da Comenda Dorina Nowill, que se destina a valorizar personalidades que contribuem para a defesa das pessoas com deficiência no Brasil tem duas motivações extras: a primeira é que a data da homenagem coincide justamente com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

    A segunda se refere ao encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 que terminaram no último domingo, 17 de setembro, no Rio de Janeiro. E se constituíram em absoluto sucesso, megaevento esportivo com visibilidade mundial que permitiu reforçar a importância da inclusão e da luta contra todas as formas de preconceito e discriminação.

    Quero em primeiro lugar, saudar nossos ilustres homenageados e homenageadas:

    - O senhor Fernando Antônio Pereira Gomide, servidor do Senado Federal desde 1985 e presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico;

    - O ex-Deputado federal Flavio José Arns, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, presidente da Federação Nacional das APAEs e que já presidiu a Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais e foi membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência;

    - A senhora Helena Werneck, responsável pela criação da ONG MetaSocial, que desenvolve ações junto à mídia para divulgar e promover a inclusão social;

    - A senhora Lucia Willadino Braga, cientista e neuropsicóloga, presidente e diretora-executiva da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, e cujo trabalho tornou-se referência mundial no tratamento reabilitador, por meio da música, em crianças com danos cerebrais. Foi também pioneira no envolvimento da família no processo de reabilitação;

    - E Aloysio Campos da Paz Júnior (in memoriam), fundador da Rede Sarah de Reabilitação.

    Senador Romário, Vossa Excelência que preside esta solenidade na data de hoje, é um dos principais defensores da luta das pessoas com deficiência.

    Na impossibilidade de estar presente, sinto-me orgulhosa de tê-lo como companheiro do Conselho da Comenda Dorina Nowill, na qualidade de presidente e tendo Vossa Excelência como vice. Assim, tenho a certeza de que a condução desta importante sessão terá o êxito merecido.

    Lembro-me do ano de 2011, quando tive a oportunidade de apresentar, neste Senado, a proposição que deu origem a esta Comenda, aprovada em 2013. Somente em 2015 pudemos realizar a primeira sessão de entrega da Comenda Dorina Nowill. Nosso objetivo, além de homenagear pessoas que se destacam pela causa das pessoas com deficiência no Brasil, foi também chamar a atenção de nossos pares, congressistas, e de toda a sociedade, para os desafios de inclusão de quase 25% da população brasileira com algum tipo de deficiência. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que em todo o mundo cerca de 10% (mais de 650 milhões de pessoas) vivam com algum tipo de deficiência.

    Sr. Presidente, também quero recordar que durante nosso mandato neste Senado, pude apresentar alguns projetos voltados à estas pessoas, como o PLS 621/2011, já aprovado pelo Senado e que está em análise na Câmara dos Deputados, destinando ao menos 10% das vagas de cursos e programas de qualificação profissional, financiados com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), para pessoas com deficiência.

    Outro projeto de nossa autoria - PLS 587/2011 está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e prevê a criação de um fundo para financiar a qualificação profissional de pessoas com deficiência.

    Mais recentemente, tive a oportunidade de relatar na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) projeto de autoria do Senador Fernando Bezerra (PSB-PE) - PLS 21/2016 que prevê que as instituições financeiras serão obrigadas a disponibilizar contratos em braile para pessoas com deficiência visual.

    Antes de finalizar, e de forma muito especial, quero fazer menção à personalidade que nomeia esta Comenda: escolhemos Dorina Nowill por toda sua história de vida dedicada à defesa incondicional dos interesses dos menos favorecidos em especial por sua extraordinária determinação e coragem na luta e defesa das pessoas com deficiência em nosso País. Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos. Mesmo cega, estudou em uma escola normal regular e tornou-se professora primária. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma entidade voltada para auxiliar os deficientes visuais e reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação. Em 1948, trouxe para o Brasil um maquinário completo para impressão em braile, e hoje sua fundação conta com a maior imprensa braile da América Latina.

    Durante sua carreira acadêmica, especializou-se em educação de cegos na Escola de Pedagogia, em Nova York. Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Morreu em 2011, aos 91 anos idade.

    Por fim, Senhoras e Senhores, gostaria de lembrar que em 2013 a então Presidente da República Dilma Rousseff assinou decreto que regulamentou a lei Complementar 142/2013, que garante aposentadoria especial às pessoas com deficiência.

    Agora, encontra-se em tramitação nesta Casa a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 56/2014, que assegura proventos integrais à aposentadoria por invalidez permanente e estabelece a revisão dos proventos de aposentadorias por invalidez já concedidas.

    Está ocorrendo grande mobilização das entidades e grupos de apoio às pessoas com deficiência para votação desta Proposta. A matéria já se encontra pronta para discussão em Plenário e merece ser analisada com urgência.

    Com este apelo, e com sinceros pedidos de desculpas pela ausência já justificada, parabenizo a todos os homenageados e reitero que nosso mandato continuará, ao lado do nosso companheiro socialista Senador Romário lutando em prol das causas das pessoas com deficiência de nosso País, para permitir alterar e modernizar leis que possam lhes garantir melhores condições de vida.

    Muito obrigada!


    U:\SUPER\AAAAAESCRIBA.doc 6:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2016 - Página 33