Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, por atividades referentes a campanha de prevenção do câncer de mama no Brasil.

Registro dos resultados eleitorais do PSB na Bahia.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Congratulações a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, por atividades referentes a campanha de prevenção do câncer de mama no Brasil.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Registro dos resultados eleitorais do PSB na Bahia.
Outros:
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 15
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PROCURADORIA, MULHER, SENADO, MOTIVO, DISCUSSÃO, PREVENÇÃO, CANCER, BRASIL, ENFASE, MOVIMENTO SOCIAL, COMBATE, DOENÇA.
  • REGISTRO, RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, AUMENTO, NUMERO, CANDIDATO ELEITO, PREFEITURA, LOCAL, ESTADO DA BAHIA (BA), AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria iniciar parabenizando a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, que, hoje, inicia as nossas referências a atividades para que possamos discutir e prevenir a questão do câncer de mama no Brasil, que tem sido uma das causas que mais tem acometido a mulher brasileira e levado a uma situação letal.

    Inicia-se, nesta quarta-feira, às 18h, com a iluminação dos prédios do Congresso Nacional e do Ministério da Saúde, na cor rosa; com a apresentação do Coral do Senado, no Salão Negro do Congresso Nacional; com o lançamento do livro George Nicholas Papanicolaou; e com o lançamento da exposição fotográfica Viva Vida, da Recomeçar - entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, no Espaço Galeria do Senado. E, por aí, vamos iniciando essas atividades referentes a esse tema, que se estenderá a todo o mês de outubro.

    Esta data já ficou, sem dúvida nenhuma, marcada no cenário da luta pela saúde no nosso País, e creio que é a mais lembrada em todo o Território nacional, que é a referência do Outubro Rosa, quando especialmente os movimentos de mulheres, mas a sociedade brasileira como um todo, buscam debater essa questão para garantir - porque prevenir é um pouco difícil, a não ser com aquelas características que nós consideramos, que os médicos consideram como grupo de risco, a mulher que fuma, enfim, algumas características - a grande forma de enfrentar o câncer de mama, que é dando à sociedade, às mulheres a possibilidade de terem um atendimento que possa precocemente identificar a existência do câncer e, dessa maneira, combatê-lo e tratá-lo devidamente fazendo com que a cura seja possível.

    Então, quero registrar aqui a minha adesão e a adesão de todo o Senado, mas especialmente das mulheres do Senado e do Congresso Nacional que vanguardearam sempre esta luta no Brasil.

    Srª Presidente... Sr. Presidente - mudou a Presidência -, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes dos meios de comunicação que nos acompanham, da Rádio Senado, da TV Senado, dos demais meios de comunicação da Casa, eu queria abordar, rapidamente, a situação eleitoral. Nós acabamos de sair de uma eleição, e muita gente está falando sobre isso, os principais jornais, os meios de comunicação e os principais articulistas políticos, e eu não quero deixar de registrar a vitória do meu Partido na Bahia. Uma vitória porque, além de conquistarmos um número bom de prefeituras. Conquistamos 22. Perdemos, numericamente - na eleição passada, nós tínhamos 30 prefeituras; desta vez, passamos para 22 -, sendo que a mudança do perfil das prefeituras que o PSB conquistou foi muito interessante, porque nós saímos de pequenas cidades para grandes e médias cidades do nosso Estado.

    Conquistamos sete prefeituras, entre as 50 maiores cidades do Estado. Essa é uma razão, sem dúvida, de comemoração do nosso Partido, inclusive dadas as condições extremamente difíceis com que disputamos essas eleições todas.

    Eu quero destacar vitórias importantes do PSB em cidades em que foi absolutamente surpreendente a nossa conquista, entre elas destacadamente a cidade de Irecê, onde nós começamos enfrentando um prefeito muito bem avaliado nas pesquisas e, sozinhos, fomos juntando partidos a cada dia, a cada momento e, finalmente, crescemos a nossa campanha de forma vertiginosa. No final, recebemos o apoio do ex-Prefeito Beto Lelis e, finalmente, conquistamos uma eleição que ninguém acreditava na Bahia que nós fôssemos capazes de conquistar. Quando eu comecei a dar a notícia aos jornais da vitória de Elmo Vaz, ex-Presidente da Codevasf no Governo da Presidente Dilma, muitos jornalistas diziam: "Não é verdade, não é possível." Elmo conseguiu se eleger. E eu quero dizer que, com muita alegria, porque participei desde o início dessa conquista, convidando o Elmo, o Dr. Elmo Vaz para integrar o nosso Partido. Depois, tivemos a participação destacada da nossa Deputada Estadual Fabíola Mansur na articulação, no apoio àquela candidatura. E, finalmente, realmente temos razões para comemorar essa expressiva vitória de Elmo Vaz naquela cidade de Irecê, a sua cidade natal.

    Também uma eleição foi surpreendente: de virada, ganhou o Jairo Magalhães na cidade de Guanambi, que também estava atrás nas pesquisas durante meados da campanha.

    E, finalmente, Gilberto Brito, em Paramirim, também teve uma surpreendente vitória.

    Nessas eleições, como eu disse, nós passamos a representar uma população maior do Estado da Bahia. Os nossos 22 prefeitos eleitos pelo Partido vão representar mais de 816 mil habitantes. Jequié é a cidade que o PSB conquistou com maior população. São 161 mil habitantes.

    É também importante destacar que todas as nossas conquistas de prefeitura deram-se, como eu disse antes, numa situação de extrema dificuldade financeira. O nosso Partido dispôs de muito poucos recursos no conjunto do Fundo Partidário Nacional, e esses prefeitos não receberam absolutamente nada desse Fundo Nacional. Então, foi um esforço mesmo da militância partidária.

    Os 22 prefeitos eleitos pelo PSB representam 5,3% das prefeituras baianas. Em todo o Estado, foram eleitos 361 prefeitos e 56 prefeitas. Quero ressaltar isso. Dos nossos 22 prefeitos, apenas tivemos uma prefeita. Diminuímos também uma. Nós elegemos da outra vez duas prefeitas. Dessa, apenas uma prefeita. A Prefeita, nossa querida Suka, de Ubaitaba, fez uma belíssima campanha e, finalmente, veio a ganhar.

    Nós disputamos as eleições na Bahia com os mais diversos partidos. Enfrentamos do PT - nosso aliado no governo - a partidos não aliados do governo, ao DEM, e conseguimos, portanto, uma vitória muito diversificada.

    Quero aproveitar para parabenizar o desempenho vitorioso do nosso Partido, toda a militância partidária, os nossos prefeitos agora eleitos: de Barra do Choça, Prof. Léo; de Boquira, Luciano da Farmácia, uma extraordinária vitória em Boquira; em Brumado, Eduardo Vasconcelos, que ganhou a eleição pela terceira vez e é Prefeito daquela cidade com extraordinária aprovação de gestão, ganhou com mais de 72% dos votos; Caetité, com Aldo Gondim; Camamu, com Luizinho; Casa Nova, com Wilker do Posto; Floresta Azul, com Gicelia de Garrafão; Firmino Alves, com Lero Cunha; Guanambi, com Jairo Magalhães; Igrapiúna, com Léo; Iraquara, reeleição de Freitas; Irecê, Elmo Vaz; Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, muito jovem; Itapitanga, Dernival, pela terceira vez Prefeito; Itaquara, o Prefeito mais jovem da Bahia, Marco de Dr. Geo, Marco Aurélio, com apenas 22 anos de idade; em Laje, Binho de Mota; em Mulungu do Morro, Fredson Cosme, na sua reeleição; em Mundo Novo, o Dr. Adriano; em Oliveira de Brejinhos, Carlito de Libório; em Paramirim, também pela terceira vez, Gilberto Brito; em Ubaitaba, Suka; e, em Jequié, Sérgio da Gameleira.

    Quero dar os meus parabéns - já tive oportunidade de fazê-lo pessoalmente - e reafirmar o compromisso do nosso mandato, do mandato dos nossos Deputados Estaduais e Deputados Federais na luta em defesa desses Municípios e de todos os Municípios do Estado da Bahia.

    Também é positivo o número de vereadores socialistas eleitos. Foram 176 representantes nos legislativos municipais baianos. Desse total, foram eleitas 31 mulheres: 17,6% do total de vereadores. Fizemos um esforço em relação à eleição das mulheres, de forma especial.

    Quero destacar a reeleição extraordinária do Vereador Sílvio Humberto, representante do movimento negro da nossa cidade, da Steve Biko. Representante de um trabalho magnífico de inclusão social da juventude negra na cidade de Salvador, em uma reeleição realmente muito positiva para o nosso Partido naquela cidade.

    Esses resultados foram muito importantes para o Partido.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Temos certeza de que estaremos nesses Municípios, cumprindo os compromissos do PSB com a educação de tempo integral, com a elevação do Ideb dessa cidade, com o atendimento de melhor qualidade à saúde da população desses Municípios e com absoluta transparência dos atos de cada um dos prefeitos que elegemos no Estado da Bahia.

    Fredson, inclusive, é campeão. Recebeu, recentemente, um prêmio nacional. É o único Prefeito da Bahia a receber um prêmio nacional de transparência na aplicação dos recursos municipais.

    Por isso, esta é a marca do PSB: a marca da transparência, a marca da elevação do Ideb.

    Destaco a eleição de Eduardo Vasconcelos, que foi candidato, comigo, a Vice-Governador, em 2014, e que elevou o Ideb da sua cidade, quando Prefeito, de 15º lugar para o 2º lugar em nosso Estado.

    Fez sete escolas de tempo integral no seu Município e vai voltar para dar continuidade a este extraordinário desenvolvimento da educação nesta querida e importante cidade de Brumado, no interior da Bahia, assim como todos os outros.

    Portanto, quero destacar, Sr. Presidente, que, nacionalmente, o PSB também teve bom desempenho e está participando agora, no segundo turno, de pelo menos três capitais brasileiras.

    Assim, o nosso Partido sai fortalecido na Bahia e no Brasil desse pleito.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2016 - Página 15