Pela Liderança durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as eleições municipais de 2016.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Considerações sobre as eleições municipais de 2016.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 32
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • COMENTARIO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, AUMENTO, NUMERO, ELEITOR, ENFASE, NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, PROCESSO ELEITORAL, RESPEITO, DEMOCRACIA, CONGRATULAÇÕES, CANDIDATO ELEITO, ESTADO DA PARAIBA (PB), EXPECTATIVA, RENOVAÇÃO, POLITICA, PAIS.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meu amigo, Senador Dário Berger, Srªs e Srs. Senadores, caríssimos ouvintes da Rádio Senado e telespectadores da TV Senado, os meus cumprimentos aos estudantes que estão aqui, na galeria do Senado Federal.

    No último domingo, quase 497 mil candidatos disputaram 69 mil cargos eletivos em 5.568 cidades brasileiras.

    A disputa foi acirrada em diversos municípios, e o debate republicano de ideias e propostas pautou a maior parte das eleições - prova de que o sistema democrático brasileiro amadurece ano a ano.

    O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou 144 milhões de eleitores em todo o Brasil. Somos uma verdadeira legião de cidadãos e cidadãs chamados a eleger nossos representantes a cada dois anos.

    E aqui eu gostaria de referenciar o discurso do Senador Otto Alencar, a quem fiz um aparte, para o fato de que nós precisamos mudar esse processo eleitoral de dois em dois anos, possivelmente com a ideia de eleições gerais a cada cinco anos, eleições gerais para o País.

    Esse número cresce a cada certame. Para se ter uma ideia, em apenas oito anos, ganhamos 15 milhões de novos eleitores. Com eles, 15 milhões de novos ideais, de novas convicções.

    Somos um grupo diverso, com uma maioria de 52% de mulheres inscritas. São mais de quatro milhões de eleitores com 79 anos de idade ou mais. Outros 2,3 milhões de inscritos são jovens com apenas 16 ou 17 anos. E, assim, com pluralidade e respeito, a democracia brasileira cresce e nos enche de entusiasmo.

    Assim como muitos dos senhores, eu tive a honra de participar ativamente deste processo eleitoral. Este ano, 2 milhões 889 mil eleitores foram chamados a comparecer às urnas em 223 Municípios paraibanos.

    Eu estive em diversas dessas cidades. Percorri 5.600km, de norte a sul, de leste a oeste da Paraíba. Foi, de fato, uma verdadeira maratona.

    O empenho, no entanto, foi muito bem recompensado pela alegria de poder celebrar com os eleitores paraibanos a vitória da representação popular.

    Fiz questão de subir hoje nesta tribuna para compartilhar com os senhores e senhoras mais essa minha caminhada, que, como tantas outras feitas ao longo de minha vida pública, tanto me orgulha.

    Parabenizo todos os candidatos a prefeito e a vereador, vencedores e perdedores, mas todos construtores da democracia brasileira.

    Venho aqui hoje, igualmente, para parabenizar os candidatos eleitos pelas suas propostas, pelas suas ideias. Desejo, com sinceridade, que, independentemente dos partidos políticos que os representem, seus projetos de gestão reflitam-se em ganhos reais para a população brasileira, especialmente para a população paraibana.

    Que o ano de 2017 seja um ano de renovação da política nacional - renovação tão esperada por todos aqueles que, como eu, sonham com um País justo e próspero. Mais uma vez, coloco o meu gabinete à disposição de todos os Municípios paraibanos, independentemente de cor partidária, porque essa é a minha obrigação como Senador da República. Estaremos todos juntos em favor da Paraíba e dos paraibanos.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2016 - Página 32