Pela ordem durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 46
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, OFENSA, DESRESPEITO, FAMILIA, DENUNCIA, AGRESSÃO, CONGRESSO NACIONAL, OPOSIÇÃO, POLITICA, MOTIVO, VOTAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, COBRANÇA, PROVIDENCIA, MESA DIRETORA, SENADO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, há poucos dias eu fiz uma manifestação aqui no Plenário, em solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin, por conta das agressões covardes de que ela foi vítima em Curitiba.

    Eu faço questão, Senador Renan, Presidente do Senado... Da mesma forma que solicitamos a providência por parte da Mesa do Senado em relação às agressões de que a Senadora Vanessa foi vítima, eu faço questão agora de lamentar e denunciar as agressões de que, há pouco tempo, há uma semana, o Senador Cristóvão tem sido vítima.

    Ao longo da escola onde os netos do Senador Cristovam estudam, foram afixados cartazes agredindo - e isso que é mais grave - não a posição política do Senador Cristovam Buarque, mas agredindo a condição de avô do Senador Cristovam Buarque. É um dos ataques mais covardes que se imagina. Não se justifica nenhum tipo de agressão, seja à esquerda ou à direita, por qualquer posição política, contra qualquer um dos membros do Congresso Nacional, e notadamente contra as Srªs e os Srs. Senadores desta Casa. Esse tipo de atitude tira completamente a razão dos que, assim como eu, questionaram e votaram contra o afastamento da Presidente Dilma Rousseff.

    Eu tenho uma posição, eu tenho a minha convicção e a minha posição em relação ao processo de impeachment. Expressei-a aqui, mas eu reitero: alguém da estatura de Cristovam Buarque, alguém com... Nós podemos divergir de Cristovam Buarque, podemos ter posições diferentes da de Cristovam Buarque, mas nada, nada retira a história e a contribuição que Cristovam Buarque deu para a educação brasileira, a história e a contribuição que Cristovam Buarque deu para as instituições republicanas. Além do mais, não se justifica nenhum tipo de ataque covarde, principalmente quando esse ataque supera a condição da política e passa a ser uma agressão individual, uma agressão pessoal.

    Então, eu queria, Senador Renan, registrar, expressar minha solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, assim como já fiz em relação à Senadora Vanessa Grazziotin. E sugiro, recomendo que a Mesa do Senado, dentro dos limites que a Constituição e a lei impõem, possa tomar as providências devidas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2016 - Página 46