Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 47
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, OFENSA, DESRESPEITO, FAMILIA, MOTIVO, AGRESSÃO, OPOSIÇÃO, POLITICA, PEDIDO, RESPEITO, LIBERDADE DE PENSAMENTO.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aqui também prestar minha solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, um político e uma pessoa honrada, honesta, correta, digna - mas, mais do que isso, eu penso que é muito triste nós chegarmos a um momento em que a pessoa é agredida por causa de uma opinião, por causa de um pensamento, por causa de uma ideia, por causa de uma convicção. Isso é muito triste.

    Quando a Senadora Gleisi Hoffmann foi agredida no aeroporto e a Senadora Ana Amélia também foi constrangida publicamente, eu vim a este microfone prestar minha solidariedade às duas, porque não considero isso uma atitude correta. A pessoa está ali, ela não pode ser constrangida por causa de uma posição que tenha. Também prestei minha solidariedade à Senadora Vanessa Grazziotin, que foi covardemente agredida. E aproveito aqui - não tive a oportunidade ainda - para falar em solidariedade ao Senador Lindbergh, que também foi agredido, envolveu-se em uma... Foi constrangido publicamente em um restaurante.

    Eu penso que a gente tem que estimular que as pessoas possam defender o que pensam. Isso é diferente se houver desvio de dinheiro público, se houver alguém roubando, etc.

    Agora, a pessoa ter um posicionamento, ter uma opinião, e não poder expressar a sua opinião, isso é uma forma de fascismo, porque uma das formas de fascismo é você não respeitar uma opinião do outro, mesmo que essa seja divergente da sua. A gente tem que colocar nossas posições com toda franqueza, com toda sinceridade, e respeitar as do outro. Assim a gente constrói um País diferente.

    Então, quero dar um abraço no meu amigo o Senador Cristovam Buarque e prestar a minha solidariedade a ele por esse ato que, na minha opinião, não é correto. Ele tem o direito de ter a opinião dele, que a convicção dele determina. E acho que esta Casa, como uma Casa democrática, precisa respeitar a opinião que cada um dos Parlamentares possui.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2016 - Página 47