Pronunciamento de Aécio Neves em 04/10/2016
Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.
- Autor
- Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Aécio Neves da Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 48
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, OFENSA, DESRESPEITO, FAMILIA, MOTIVO, AGRESSÃO, FALTA, TOLERANCIA, OPOSIÇÃO, POLITICA, VOTAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONVITE, VISITA, MUNICIPIO, BELO HORIZONTE (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DISCUSSÃO, POLITICA PUBLICA, EDUCAÇÃO.
O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Eu devo, em nome do PSDB, prestar aqui a mais absoluta solidariedade e, mais do que isso, as nossas permanentes homenagens ao brasileiro, ao homem público, ao idealista, ao extraordinário Senador Cristovam Buarque.
O que ocorreu em relação ao Cristovam Buarque em seu ambiente familiar é algo que merece a repulsa não apenas daqueles que têm uma posição política clara e definida, seja de apoio ao atual Governo, ao processo de impeachment por que passou o País... Essa ação merece a mais veemente repulsa de todos aqueles que compreendem que a política é o espaço do debate, da controvérsia, mas, sobretudo, do respeito. O que atingiu o Senador Cristovam, longe de atingi-lo, pela sua grandeza, pela sua dimensão, atinge a todos nós que continuamos acreditando na política como instrumento de superação das nossas dificuldades.
Aqueles que se dispõem a produzir uma peça como aquela - energúmenos é o termo mais brando que encontro aqui para qualificá-los - merecem, em especial daqueles que têm posições diversas das do Senador Cristovam, também uma manifestação veemente. De parte a parte, de onde quer que venham, manifestações como essa não podem e não devem ser toleradas no Brasil.
Portanto, eu quero mais uma vez cumprimentá-lo, Senador Cristovam Buarque, e, de público aqui, reiterar o convite que pessoalmente já lhe fiz, pela sua grandeza e pelo que V. Exª representa, principalmente para os jovens brasileiros, em especial para seus filhos e netos: convidá-lo para que possamos estar juntos brevemente na minha cidade, na capital do meu Estado, Belo Horizonte, discutindo políticas públicas para a educação. Aonde V. Exª for, mesmo por aqueles que divirjam das suas posições, merece o mais absoluto respeito.
V. Exª, a quem conheço há tanto tempo, honra o Parlamento e honra esta política tão degradada. Ao atingi-lo, tenha certeza, todos os homens e mulheres de bem deste País se sentiram também atingidos.