Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento pelas manifestações de solidariedade prestadas a sua S.Exª, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.

Autor
Cristovam Buarque (PPS - CIDADANIA/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Agradecimento pelas manifestações de solidariedade prestadas a sua S.Exª, em razão de agressões sofridas por sua oposição política.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2016 - Página 56
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MANIFESTAÇÃO, AUTORIA, GRUPO, SENADOR, SOLIDARIEDADE, SESSÃO LEGISLATIVA, MOTIVO, OFENSA, DESTINATARIO, ORADOR, DESRESPEITO, FAMILIA, AGRESSÃO, OPOSIÇÃO, FALTA, TOLERANCIA, POLITICA.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF. Sem revisão do orador.) - Senador, só para agradecer, eu não diria nem em meu nome, mas em nome dessas duas pequenas, minhas netas, uma não tem dez anos, a outra fez seis na semana passada. Nem entenderão nada disso, mas eu vou guardar esta sessão para elas, em nome da tolerância, para que elas vejam essas falas como exemplo de como deve ser a política, com tolerância.

    Quero dizer que, quando eu dei o meu voto, refletindo muito, eu estava preparado para qualquer coisa. Mas para mim essa coisa de usar minha posição de avô e, portanto, misturando minhas duas netas, incomodou-me profundamente, mas não me faz mudar a disposição de luta. Agora, gostaria de que isso fosse visto como tolerância para todos os lados. O que passou o Lindbergh na semana passada poderia ter terminado em uma...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - A Regininha! A Regina!

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF) - A Regina, a Vanessa. Poderia ter terminado em algo muito grave, no caso do Lindbergh, sobretudo, porque chegou-se às vias dos fatos.

    Então, eu creio que isso é uma sessão de tolerância. Eu agradeço em nome das duas pequenas, que não estão entendendo, que nem tomaram conhecimento, eu creio. Tomaram conhecimento, sim, de uma pichação na quadra onde elas moram, dizendo: "Cristovam canalha!" Sobre isso elas próprias me chamaram a atenção.

    Aí, pelo menos, era o meu nome, não era: "Vovô é canalha!" Pelo menos, botaram Cristovam. Poderiam ter colocado: "Senador é golpista!", "Cristovam é golpista!", mas usaram uma coisa tão sagrada.

    Eu agradeço a cada um dos que falaram, ao Randolfe, que eu não esperava que trouxesse isso para cá. Mas, de qualquer maneira, que seja uma tarde pela tolerância de todos os lados!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2016 - Página 56