Fala da Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura dos requerimentos nºs 772, 773 e 774, de 2016, dos Senadores Humberto Costa, Roberto Requião e Antônio Carlos Valadares, solicitando, com fundamentos nos arts. 39, I, e 40, do Regimento Interno do Senado Federal, licença dos trabalhos para participar de reuniões do Parlamento do Mercosul em Montevidéu, Uruguai, nos dias 5 a 8 de novembro.

Pesar pelo falecimento de Oli Borges Flores, militante social de Canoas (RS).

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Leitura dos requerimentos nºs 772, 773 e 774, de 2016, dos Senadores Humberto Costa, Roberto Requião e Antônio Carlos Valadares, solicitando, com fundamentos nos arts. 39, I, e 40, do Regimento Interno do Senado Federal, licença dos trabalhos para participar de reuniões do Parlamento do Mercosul em Montevidéu, Uruguai, nos dias 5 a 8 de novembro.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Oli Borges Flores, militante social de Canoas (RS).
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/2016 - Página 75
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • LEITURA, REQUERIMENTO, AUTOR, HUMBERTO COSTA, ROBERTO REQUIÃO, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR, ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, LICENÇA, TRABALHO, OBJETIVO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ATIVISTA, ORIGEM, CANOAS (RS), RIO GRANDE DO SUL (RS), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Muito bem, Senadora Fátima Bezerra.

    Já com entendimento feito com o Senador Requião, eu passo a ler os seguintes requerimentos:

    Requerimentos nºs 772, 773 e 774, de 2016, dos Senadores Humberto Costa, Roberto Requião e Antonio Carlos Valadares, que solicitam, nos termos do art. 40 do Regimento Interno desta Casa, licença dos trabalhos para participar das reuniões do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai, nos dias 5 a 8 de novembro do corrente ano, e comunicam, nos termos do art. 39, I, do Regimento Interno, que estarão ausentes do País no mesmo período.

    As Srªs Senadoras e os Srs. Senadores que os aprovam queiram permanecer como se encontram. (Pausa.)

    Aprovados.

    Será cumprida a deliberação do Plenário.

    Requerimento.

    Nos termos do Art. 218, inciso VII, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro voto de pesar pelo falecimento de Oli Borges Flores, grande militante social e político, ocorrido no último dia 17 de outubro de 2016, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na minha cidade, em Canoas, Rio Grande do Sul.

    Após luta inglória contra um câncer, Oli, grande amigo, faleceu. Deixa esposa, dois filhos e milhares de amigos e companheiros.

    Iniciou sua militância comunitária, no início da década de oitenta, junto à Associação de Moradores da Vila Santo Operário. Foi fundador da Comunidade Eclesial de Base Jesus Operário, da rede de Comunidades Sagrado Coração de Jesus, onde exerceu várias funções, em especial, como Ministro da Eucaristia. Foi militante do Partido dos Trabalhadores, do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, e atuou na Pastoral Operária da Arquidiocese de Porto Alegre. Exerceu o mandato de vereador em Canoas, pelo Partido dos Trabalhadores, de 2001 a 2004. Assessorou o Deputado Estadual Adão Vilaverde, também do PT, em 2007 e 2008. Atuou como Coordenador de Relações Comunitárias no primeiro mandato do Prefeito Jairo Jorge, também de Canoas, de 2009 a 2012. Ali, ele foi Diretor do Orçamento Participativo, em 2013 e 2015, quando se afastou, ao perceber que estava com câncer.

    Enfim, termino dizendo que este jovem lutador será lembrado por amigos e companheiros como um incansável militante da luta alargada por melhores condições de vida para toda a nossa gente.

    Seguindo a máxima de Jesus Cristo que muitas vezes o companheiro repetia e, sobretudo, vivia: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10b). Essa era a máxima que ele mais usava.

    Descanse em paz, companheiro, que os militantes e cidadãos canoenses e do Rio Grande ficarão sempre com você na lembrança e nas memórias.

    O presente voto de pesar será encaminhado para a esposa e filhos, extensivo aos demais familiares e à comunidade canoense.

    Era isso, Senador Roberto Requião. Muito obrigado pela sua tolerância. Li todos os requerimentos. Passo a palavra a V. Exª pelo tempo necessário para o seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/2016 - Página 75