Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
Outros:
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2016 - Página 43
Assuntos
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Outros
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, CRITICA, PRESIDENCIALISMO, ENFASE, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, CLAUSULA DE BARREIRA, CONGRESSO NACIONAL, REDUÇÃO, NUMERO, PARTIDO POLITICO, DEFESA, DEMOCRACIA, PAIS.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

    Oxalá o seu entusiasmo se transforme em realidade. Nós estamos falando tanto em reformas - reforma previdenciária, reforma trabalhista -, quando a mãe de todas as reformas é a reforma política. Avançamos, sim, no que se refere a uma minirreforma do sistema eleitoral, não do sistema partidário. Tivemos amplos debates na CCJ. Avançamos em relação à diminuição do tempo, ao fim do financiamento de empresas ou de pessoas jurídicas subsidiando as candidaturas.

    Sr. Presidente, esse presidencialismo de coalizão mostrou-se tão nocivo ao País, à democracia, que nós podemos dizer, com toda a tranquilidade, que o que nós vivenciamos no Brasil, sem nenhum demérito ao termo que vou utilizar, é uma verdadeira prostituição política. Hoje, criam-se partidos para se negociar cargos, ministérios e tempo de televisão. Se nós, realmente, não colocarmos uma barreira, essa cláusula de barreira tão ovacionada, nós teremos, no futuro, ao invés de 35, 50 partidos. Seja quem for o futuro Presidente da República, de que viés ideológico for, com toda a boa intenção que tiver, vai continuar com os mesmos vícios dos governos que passaram. É urgente a reforma política.

    Quero parabenizar V. Exª. Que fiquemos aqui até o final de dezembro, mas que votemos o mais rapidamente possível. Ainda que não seja a reforma política nos moldes, por exemplo, propalados pelo Senador Reguffe - que pensa, corretamente, numa reforma política ideal muito mais ampla. Se conseguirmos entregar, até o final do ano, uma reforma política que trate do sistema político no que se refere à coligação na proporcional, de cláusula de barreira, mesmo que permitindo a federação de partidos para garantir o direito das minorias, já teremos tido um avanço e teremos aprovado, talvez, o projeto mais importante dos últimos 10 ou 12 anos para a democracia brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2016 - Página 43