Pronunciamento de Rose de Freitas em 05/10/2016
Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
- Autor
- Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Rosilda de Freitas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SISTEMA POLITICO:
- Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/10/2016 - Página 44
- Assunto
- Outros > SISTEMA POLITICO
- Indexação
-
- COMENTARIO, NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, CRITICA, PRESIDENCIALISMO, SOLUÇÃO, CRISE, POLITICA, ADOÇÃO, PARLAMENTARISMO.
A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, primeiro, vê-lo com entusiasmo falando da reforma política é música para os nossos ouvidos aqui nesta Casa. Porém, eu queria fazer uma observação, em face das colocações que tenho ouvido. Mais uma vez, Senador Raimundo Lira, estamos vendo o Presidente voltado com afinco para estruturar essa discussão e levá-la adiante, porque já fracassou o presidencialismo neste País. Este modelo esgotou-se.
Agora, Sr. Presidente, o apelo que tenho a fazer é o contrário do que tenho ouvido. Não vamos, mais uma vez, fazer um pouco daquilo tudo que precisa ser feito. Não vamos entregar se pelo menos isso, se pelo menos aquilo. Desculpem-me, mas no Brasil, até hoje, as reformas que foram oferecidas ao plenário sempre foram às vésperas das eleições, por conveniência, e nunca uma reforma como a de que o País precisa. Os recados que chegaram das urnas, parece-me, hoje estão presentes na cabeça de todo mundo. Daqui a uns dias podem passar.
Tenho um pedido a fazer a V. Exª. Quero solicitar a V. Exª, porque, desta vez, o Brasil merece que essa reforma política seja levada até o fim, com todos os seus contornos, com todos os seus conteúdos que precisam ser feitos.
O senhor já viu que, há dias, nós fizemos uma reforma política, mas não tratamos de coincidência de mandato, de coligações, de nada. Fomos remendando daqui e dali, de acordo com a conveniência do plenário do momento. E isso o Brasil não aguenta mais!
Está certo que o presidencialismo fracassou. V. Exª tem toda razão ao dizer que, se estivéssemos em outro sistema e se esse fosse o parlamentarismo, nós teríamos resolvido essa crise ou estaríamos bem adiantados dentro dela.
Portanto, eu parabenizo V. Exª e me coloco à disposição.
Peço desculpas por não ter estado na reunião, porque estava em outras comissões em relação às MPs.
Parabéns! Siga em frente! Estamos juntos nessa luta.