Pronunciamento de Waldemir Moka em 05/10/2016
Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
- Autor
- Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SISTEMA POLITICO:
- Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/10/2016 - Página 44
- Assunto
- Outros > SISTEMA POLITICO
- Indexação
-
- COMENTARIO, NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, CRITICA, CANDIDATO ELEITO, VOTO PROPORCIONAL, LEGENDA, FALTA, DEMOCRACIA.
O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Sem revisão do orador.) - Senador Renan Calheiros, muito objetivamente: o Senador Garibaldi foi muito feliz, porque nós acabamos, já fizemos várias tentativas de reforma política. E o pior é que - e eu me incluo, faço essa autocrítica - você mexe com a vida de Deputados Federais e eles não participaram da discussão. É claro que o Senado tem essa prerrogativa, mas o importante é fazer isso de acordo com a Câmara.
Vou dar só um exemplo aqui: estamos saindo de uma eleição municipal e uma coisa que me incomoda muito é essa questão de legenda. Você pega, entre os eleitos, um vereador ou uma vereadora que ficou de fora da Câmara, mas que tem o triplo de votos de um que está dentro, pelo sistema de votação de legenda de eleição proporcional.
Acho que isso é uma coisa que não é democrática. Por exemplo, numa Câmara em que existem 21 vereadores ou 9 vereadores, quem tem que entrar são os 9 mais bem votados e fim de papo. Eu acho isso, estou convencido disso. É mais democrático, porque o cara teve mais voto. Agora, do jeito que é, lamentavelmente, acaba havendo essa distorção.
Eu sei e entendo a questão partidária, a importância da legenda, mas, do ponto de vista da população, não é possível entender como um vereador que teve o dobro ou o triplo de votos ficou de fora da Câmara em detrimento de um que teve um terço dos votos daquele vereador, por exemplo. É o apelo.
Parabenizo V. Exª pela iniciativa. Tenho certeza de que V. Exª com o Presidente da Câmara haverão de chegar a um bom termo. Essa reforma é urgente e necessária.