Discurso durante a 148ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do 152º aniversário de fundação da cidade de Campina Grande (PB).

Anúncio de publicação de decreto de situação de emergência do Governo do Estado da Paraíba, devido à seca.

Comentário acerca das mulheres eleitas na Paraíba (PB) durante as eleições municipais.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração do 152º aniversário de fundação da cidade de Campina Grande (PB).
GOVERNO ESTADUAL:
  • Anúncio de publicação de decreto de situação de emergência do Governo do Estado da Paraíba, devido à seca.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Comentário acerca das mulheres eleitas na Paraíba (PB) durante as eleições municipais.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2016 - Página 41
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).
  • ANUNCIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA PARAIBA (PB), DECRETO ESTADUAL, SITUAÇÃO, EMERGENCIA, MOTIVO, SECA.
  • COMENTARIO, QUANTIDADE, MULHER, CONQUISTA (MG), VITORIA, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. RAIMUNDO LIRA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o objetivo principal da minha vinda à tribuna do plenário do Senado foi homenagear a cidade de Campina Grande, que completa, no dia 11 de outubro, 152 anos. E, por uma coincidência feliz, está aqui, no plenário do Senado Federal, o Deputado Aguinaldo Ribeiro, que nasceu em Campina Grande, filho do atual, recém-eleito, Vice-Prefeito de Campina Grande, que já foi Prefeito de Campina Grande, já foi também Deputado Federal, Enivaldo Ribeiro, que eu tive a honra de neste ano homenagear aqui da Tribuna, quando ele completou 80 anos de idade, também nascido em Campina Grande.

    Antes de iniciar, eu gostaria de comunicar a todos que o Governo do Estado da Paraíba acaba de editar um decreto declarando situação de emergência em 178 Municípios, do total de 223, por questão da permanência e da duração de seis anos de seca no nosso Estado e no Nordeste brasileiro. E a questão hídrica é profundamente séria e emergencial na maioria dos nossos Municípios.

    Antes, porém, eu gostaria de dizer também, já que estamos no Outubro Rosa, que a Paraíba, nessas eleições municipais, elegeu 39 mulheres prefeitas de Municípios paraibanos. E quero aqui rememorar também, Deputado Aguinaldo, que D. Virgínia, a sua mãe, já foi também Prefeita da cidade de Pilar. Foram 39 prefeitas eleitas. E aqui eu vou citá-las como forma de homenageá-las neste Outubro Rosa.

    Em Algodão de Jandaíra, o Município, foi eleita Maricleide Izidro da Silva; Areia de Baraúnas, Maria da Guia Alves; Barra de Santana, Cacilda Farias Lopes de Andrade; Belém, Renata Christinne Freitas de Souza Lima Barbosa; Boa Ventura, Maria Leonice Lopes Vital; Borborema, Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso; Caldas Brandão, Neuma Rodrigues de Moura Soares; Carrapateira, Marineidia da Silva Pereira; Conde, Márcia de Figueiredo Lucena Lira; Coremas, Francisca das Chagas Andrade de Oliveira; Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira; Duas Estradas, Joyce Renally Felix Nunes; Fagundes, Magna Madalena Brasil; Itapororoca, Elissandra Maria Conceição de Brito; Juarez Távora, Maria Ana Farias dos Santos; Livramento, Carmelita Estevão Ventura Sousa; Logradouro, Célia Maria de Queiroz Carvalho; Joca Claudino, Jordhanna Lopes dos Santos; Mamanguape, Maria Eunice do Nascimento Pessoa; Marcação, Eliselma Silva de Oliveira; Matinhas, Maria de Fatima Silva; Monteiro, Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega; Natuba, Janete Santos Souza da Silva; Ouro Velho, Natalia Carneiro Nunes de Lira; Pilõezinhos, Monica Cristina Santos da Silva; Poço de José de Moura, Aurileide Egídio de Moura; Quixaba, Cláudia Macário Lopes; Riachão do Poço, Maria Auxiliadora Dias do Rego; São Bentinho, Giovana Leite Cavalcanti Olimpio; São Domingos de Pombal, Odaisa de Cassia Queiroga da Silva Nóbrega; São Domingos do Cariri, Inara Marinho Ferreira da Silva; São José de Princesa, Maria Assunção Vieira; São José do Bonfim, Rosalba Gomes da Nóbrega; São José do Brejo do Cruz, Ana Maria da Silva Oliveira; São Vicente do Seridó, Maria Graciete do Nascimento Dantas; Santa Teresinha, Terezinha Lucia Alves de Oliveira; Santo André, Silvana Fernandes Marinho; Serra da Raiz, Adailma Fernandes da Silva Lima; e Sossêgo, Lusineide Oliveira Lima.

    O mês de outubro guarda datas comemorativas muito importantes. É o mês das crianças; o mês de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil; o mês da promulgação da nossa Constituição Federal; o mês em que nasceu um dos principais protagonistas da redemocratização do Brasil, daquele que foi o grande mestre, o grande articulador, o Presidente da Constituição cidadã, Ulysses Guimarães, e hoje celebramos o centenário do seu nascimento.

    Mas para nós paraibanos outubro também é o mês em que comemoramos o aniversário de 152 anos de nossa amada Campina Grande. É difícil descrever a importância que teve e que tem essa cidade na história, na minha história pessoal, como cidadão. Mas a importância de Campina Grande não se limita à história deste Senador em particular. Campina Grande é singularmente importante para o Estado da Paraíba e muito importante também para o Brasil.

    Tem grande importância para mim, porque foi a cidade que me acolheu e onde construí boa parte da minha vida pessoal e profissional. Foi em Campina que meu pai, José Augusto Lira, um dinâmico empresário, de família empreendedora, e minha mãe, França Dantas Lira, dona de casa, uma mãe inteligente e amorosa, vieram residir em 1960, atraídos pelo vigor econômico da cidade e pelo seu agradável clima.

    Foi em Campina Grande que nasceu minha querida e amada esposa, Gitana, Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, filha do saudoso Bento Figueiredo, agropecuarista e ex-prefeito de Campina e foi lá que nasceram meus filhos queridos e estimados, Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério.

    E eu, apesar de ter nascido em Cajazeiras, cidade pela qual tenho grande paixão, do sertão da Paraíba, considero-me também cidadão campinense por direito, pois recebi esse título de sua Câmara Municipal com muito orgulho, há exatamente 38 anos.

    Campina Grande tem grande importância para a Paraíba, pois é o maior polo de desenvolvimento do Estado. São aproximadamente 450 mil habitantes na região metropolitana e mais de um milhão de pessoas sob sua influência direta, numa área que abrange cerca de 60 Municípios.

    Campina é sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, um centro tecnológico de projeção nacional e mundial. É um destacado polo de educação superior, contando com universidades públicas - como a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba - e diversas universidades privadas.

    Campina exporta mão de obra extremamente qualificada para o Brasil e para o mundo. É sede de quatro das dez melhores escolas de nível médio do Estado da Paraíba, incluindo a primeira colocada no mais recente ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    E, como nem tudo é trabalho, Campina também é polo de cultura popular e diversão da melhor qualidade, com seus eventos, suas festas e o maior São João do mundo.

    Campina Grande, Sr. Presidente, também é muito importante para o Brasil. E não é importante para o Brasil apenas porque é importante para a Paraíba. Campina é importante para o Brasil, porque é um exemplo modernidade, pujança e dinamismo.

    E uma cidade que começou a brotar, ainda no século XVII, de uma semente plantada às margens de um riacho, hoje chamado Açude Velho, nos caminhos que ligavam o litoral ao sertão. Uma antiga encruzilhada onde tropeiros e boiadeiros se reuniam para descansar e trocar mantimentos. Uma cidade que brotou no solo rústico do agreste nordestino, que cresceu, por seus próprios méritos e se tornou, ainda na época do Império, um expressivo entreposto comercial.

    Campina inaugurou uma estação ferroviária em 1907 e, em poucos anos, se transformou na maior exportadora de algodão do Brasil e na segunda maior do mundo, perdendo apenas para a cidade inglesa de Liverpool, na Inglaterra. Teve determinação para sobreviver à decadência da produção algodoeira e investir o capital acumulado - monetário e humano - no desenvolvimento do comércio e da indústria. Na década de 70, transformou-se na maior exportadora de fibra de sisal do mundo.

    Teve sabedoria para ouvir o chamado do futuro e se dedicar, ainda na década de 1960, à tecnologia e à informática. Hoje tem posição destacada no programa das cidades brasileiras, com índices de desenvolvimento humano, de renda, longevidade e educação classificados como altos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

    Campina Grande sempre superou os obstáculos que se interpuseram entre ela e o progresso. E soube superá-los, pois sempre contou com a determinação, a resiliência e a capacidade de seu povo. Os caminhos que a trouxeram do passado ao presente foram penosos, e os caminhos que nos levarão ao futuro não serão diferentes. Entre as dificuldades que atualmente enfrentamos - e que se reproduzem, em maior ou menor grau, em várias partes do Brasil, inclusive aqui, em Brasília - está uma grave crise climática e hídrica.

    Campina Grande é abastecida pela Barragem do Boqueirão, denominada Epitácio Pessoa, inaugurada por Juscelino Kubitschek nos idos de 1959. A barragem, atualmente, está bastante assoreada e seu volume de água se encontra em níveis críticos. A solução para esse problema, e a única solução tecnicamente viável, é que as águas do Rio São Francisco sejam transpostas para aquela região o mais rapidamente possível. Mas reservo este assunto para outros pronunciamentos, pois a ocasião é de homenagem, de comemoração e de alegria.

    Parabéns, Campina Grande! Parabéns, campinenses! E que o futuro não nos intimide, pois estamos juntos nessa caminhada e, como se diz por lá: Campina não é grande; Campina é imensa!

    Muito obrigado.

    E agradeço o tempo, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2016 - Página 41