Discurso durante a 16ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Comentário sobre o desinteresse de S. Exª em obstruir matérias de interesse do Executivo, e crítica à ausência de líderes partidários da base do Governo na sessão de votação sobre o FIES.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Comentário sobre o desinteresse de S. Exª em obstruir matérias de interesse do Executivo, e crítica à ausência de líderes partidários da base do Governo na sessão de votação sobre o FIES.
Publicação
Publicação no DCN de 06/10/2016 - Página 98
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, ASSUNTO, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, MATERIA, INTERESSE, EXECUTIVO, CRITICA, AUSENCIA, LIDERANÇA, GRUPO, PARTIDO POLITICO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, REFERENCIA, VOTAÇÃO, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES).

     A SRa ROSE DE FREITAS (PMDB-ES. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu tenho evitado, de todas as maneiras, vir à tribuna, até porque não sou eu que vou obstruir matérias de interesse do Governo. Mas há certas coisas que são inconcebíveis. Primeiro, há a ausência dos Líderes de partido no plenário. Segundo, não basta ser só Líder de Governo, é preciso praticamente ser babá para acordar Senador e Deputado, para pedir que venham ao plenário, para explicar o que está acontecendo no Brasil.

     Não vou aqui fazer nenhuma crítica ao papel que a Oposição faz. Mas tenho o direito -- de quem fica aqui, se necessário, até o sábado e o domingo, em reuniões -- de dizer, sim, que não é possível que eu tenha que pedir ao Sr. Deputado e à Sra. Deputada, ao Sr. Senador e à Sra. Senadora, que permaneçam no plenário para votar. Quem passou pela urna, quem esteve frente a frente com seu eleitor, sabe que o Brasil que aí está é resultado de tudo o que nós sabemos.

      Também não é possível mais, Sr. Presidente, fazermos sessões de madrugada. Isso não cabe mais no procedimento desta Casa. Não tem condições de ser assim. (Palmas.) A cada convocação que se faz -- para as 16 horas, para as 17 horas, para as 19 horas, para as 20 horas --, a sessão sempre se inicia 3 ou 5 horas depois.

      Há que se ter um procedimento -- eu estou há 30 anos nesta Casa -- que também respeite o tempo que cada um tem que dar ao Plenário da Casa, ao seu Estado, à sua família. O trabalho do Parlamento precisa da presença do Parlamentar. Mas é preciso, de uma vez por todas, construirmos uma ordem, uma hierarquia funcional. Não é possível que seja assim!

      Quero falar aqui para o Líder Afonso Florence: o Governo precisa muito, Líder, do apoio de V.Exas. nas matérias que são fundamentais para o povo brasileiro. Não temos paredes para destruir ou construir nessas horas. A quem poderemos responder amanhã, se não votarmos o FIES hoje? Quem será capaz de justificar que estar num restaurante ou deitado numa cama era mais importante do que estar aqui votando, a despeito deste procedimento das sessões da madrugada, que sacrificam muitas pessoas que vão para os seus Estados trabalhar?

      Então, Deputado Afonso Florence, eu quero dizer que respeito a Oposição, que está correto o papel da Oposição. O que não está correto é que os Líderes da base do Governo não estejam aqui com seus liderados, para votarem as matérias que interessam ao Congresso Nacional. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 06/10/2016 - Página 98