Pronunciamento de Jorge Viana em 05/10/2016
Fala da Presidência durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário acerca da importância da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama no País.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Comentário acerca da importância da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama no País.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/10/2016 - Página 16
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, CAMPANHA NACIONAL, PREVENÇÃO, CANCER, MULHER, REDUÇÃO, NUMERO, MORTE, MOTIVO, DOENÇA, OBJETIVO, DIVULGAÇÃO, CAMPANHA, MIDIA SOCIAL.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Cumprimento V. Exª.
Antes de passar para a Senadora Fátima, que é a próxima oradora inscrita, eu queria cumprimentar a Senadora Ana Amélia e pedir ao Senador Raimundo Lira que assuma a Presidência, porque vou a uma audiência.
É muito importante aqui ressaltar, Senadora Fátima, essa campanha que fazemos no Senado. Aliás, o prédio fica lindamente bonito com essa cor rosa, à noite. Ontem, estava fantástico! Vou pôr na minha rede social.
Senadora Lídice, esse é um dos tipos de câncer que mais matam, mais tiram vidas no mundo. Quase dois milhões de mulheres no mundo têm câncer de mama e quase 1/3 delas perde a vida, exatamente porque descobrem tardiamente, porque não fazem prevenção.
E tudo o que pudermos fazer para chamar a atenção para uma doença que mata, uma doença que tira a vida de pessoas que, aparentemente, com saúde, estão vivendo a plenitude da vida e, quando detectado, é uma questão de pouco tempo.
Os dados são alarmantes no nosso País. Eu estou me referindo a mais de 60 mil mulheres que são, todos os anos, diagnosticadas com esse câncer que sempre está disputando o primeiro lugar por sua agressividade tanto das mortes quanto também do próprio diagnóstico. Há cura, é possível. Então, eu acho que, como membro da Mesa Diretora, 1º Vice-Presidente, e os demais colegas, são campanhas assim que criam uma pedagogia de buscar saúde, de evitar o custo da saúde, mas essencialmente salvar vidas.
Acho que o Senado, lamentavelmente, tem uma minoria feminina, mas temos muitas funcionárias - que não são minoria, mas um grande número. Acho que as Senadoras também nos ajudam...
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Fora do microfone.) - Uma minoria de qualidade.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - ... a fazer campanhas como esta.
Eu quero aqui chamar a atenção de todos. Fotografem o Senado, peguem uma fotografia do Senado Federal, divulguem nas redes sociais, porque a causa é muito nobre, é a causa que salva vida das mulheres de todo o nosso País.
Senadora Fátima Bezerra, V. Exª tem a palavra pelo tempo regimental.