Explicação pessoal durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento da Senadora Fátima Bezerra, referente à posição de S. Exª. quanto a reforma na educação.

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento da Senadora Fátima Bezerra, referente à posição de S. Exª. quanto a reforma na educação.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2016 - Página 11
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, FATIMA BEZERRA, SENADOR, ASSUNTO, POSIÇÃO, ORADOR, REFORMULAÇÃO, EDUCAÇÃO, ALTERAÇÃO, ESTRUTURA, ENSINO MEDIO, CRITICA, MOVIMENTO ESTUDANTIL, OCUPAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, COMENTARIO, MORTE, ESTUDANTE.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Senador Valdir Raupp, muito obrigado pela concessão da palavra pelo art. 14

    A Senadora Fátima – eu tenho dito – é uma mestre na tribuna porque ela é praticamente uma ilusionista. Ela consegue torcer tudo à maneira dela. Veja bem, nós estamos num momento em que ela não nega. O Brasil está em um momento de dificuldade. O Brasil está quebrado. O Brasil está com todos os seus Estados arrebentados. Mas qual é o discurso dela aqui? Dizer que estão querendo arrebentar com a camada mais pobre da população. É um discurso fácil.

    Eu fui ao interior do meu Estado ontem, à Gleba Carimã, Senador Valdir Raupp, uma gleba de assentados que estão pedindo por titulação. Aproximou-se de mim uma pessoa bem humilde e me disse: "Olhe, eu queria que o senhor não votasse no PEC". Ah, a senhora quis dizer na PEC? Ela disse: "É". Mas por quê? "Porque vai acabar com os pobres." Eu lembrei na hora a Senadora Fátima Bezerra. Pensei: olha aonde está chegando o discurso da Fátima.

    Na verdade, o Brasil já vem arrebentando com os pobres há muito tempo, porque acabou o dinheiro, acabou o dinheiro Essa que é a verdade. Há filas nos hospitais. Está tudo arrebentado. A Presidente Dilma teve que cortar 10 bilhões na educação já no ano passado. Mas aí, perita que é, a Senadora tem constantemente... Esses dias, eu falei: eu estava vindo para o Senado e ela estava em um discurso, incentivando essas invasões aí de escola. Quando eu estava indo para casa, à tarde, o mesmo discurso. Eu falei: ué, está gravado o discurso de Fátima? Ela apertou o play. Não, ela estava fazendo outro discurso.

    Olha, eu vou te falar uma coisa: desses meninos que estão na escola, boa parte é para fumar maconha. Estão indo lá para fumar maconha e matar os outros. Acabaram de matar um. Acabou de morrer um...

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Que desrespeito!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Senador Medeiros, isso é um...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Não vi a Senadora Fátima subir ali e lamentar a...

    O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) – Senador Lindbergh, pelo art. 14, não há aparte.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Não vi a Senadora Fátima subir ali e lamentar a morte daquele estudante. Eu digo aos pais...

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Fora do microfone.) – O que é isso, Senador?

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Então, alguns daqueles meninos lá estão usando drogas, sim, porque morreu um. Isso foi a polícia que diagnosticou. Então, os pais que estão deixando os seus filhos lá saibam que os seus filhos estão correndo risco de vida.

    Outra parte daqueles estudantes está ali levada por aqueles chamados jovens de 40 anos dos partidos, do novo PT, porque, como o PT está perdendo, estão querendo fugir da marca do PT. Há petista macho ainda que usa a estrelinha, mas outros estão indo para os puxadinhos.

    O que eles fazem? Levam as crianças para lá, para dentro da escola. É um absurdo o que estamos vendo neste momento. Ontem tivemos que improvisar. O Brasil não podia votar porque as escolas estavam invadidas. Você chega para os meninos, para boa parte deles, e pergunta: "Você sabe por que você está aqui?" "Ah, porque eu sou contra a PEC do ensino." "O que diz ela?" "Eu não li." Boa parte deles. Essa é a verdade.

    E sobre o menino que morreu? Nenhuma palavra da Senadora Fátima Bezerra. Nós estamos colocando nossas crianças em perigo. Sabe por quê? Sabe qual é a grande tragédia, Senador Valdir Raupp? É manter esse sistema de ensino. Nós temos alunos do século XXI, professores do século XX e um sistema de ensino lá do século XVII, que a Senadora Fátima, que defende a educação, quer que continue. Na verdade, ela não quer.

(Interrupção do som.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Fora do microfone.) – Ela só quer fazer esse proselitismo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2016 - Página 11