Explicação pessoal durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador José Medeiros, referente às ocupações nas escolas.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador José Medeiros, referente às ocupações nas escolas.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2016 - Página 12
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, JOSE MEDEIROS, SENADOR, ASSUNTO, DISCURSO, OPOSIÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, OCUPAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ESTUDANTE, MORTE.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) – Eu fui citada várias vezes por ele.

    Eu quero só, primeiro, lamentar que ele não tenha ido hoje à audiência pública na Comissão de Direitos Humanos. Ele teria tido uma boa oportunidade de defender seus pontos de vista, de...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – A última vez que fui a um comício desses quase apanhei.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... dialogar, inclusive, com os estudantes, de ver de perto, com os próprios olhos, as lições de política, de cidadania, as lições de compromisso, de coragem que essa garotada, que os estudantes estão dando a todo o Brasil.

    Por isso, por favor, não repita mais isso. Não venha mais aqui agredir estudantes. Não use mais o microfone desta Casa para insultar estudantes, para humilhar estudantes, para desrespeitar estudantes. Não faça mais isso. Não faça mais isso, porque isso é um desserviço à luta em defesa da educação no País.

    Volto a dizer: os estudantes estão dando lições de sabedoria, de compreensão, de convicção. Eles não estão a serviço de partido A, B ou C; eles estão a serviço de uma causa que é uma das mais nobres, mais importantes, mais decisivas, mais estratégicas para o desenvolvimento de um país, que é a causa da educação.

    Esses estudantes...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – E o que morreu?

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Esses estudantes, inclusive, estão dando lições até para nós professores. Eles estão dando lições ao povo brasileiro.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Fale um pouco sobre o que morreu, Senadora.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – É por isso que ele precisa de toda a solidariedade.

    Quanto ao estudante que morreu, V. Exª não viu aqui que, desde a semana passada, eu já tinha manifestado nossa solidariedade à família e lamentado o que aconteceu, ao mesmo tempo em que fomos veementes em dizer que não aceitaríamos jamais que viessem a se utilizar de uma tragédia dessa para criminalizar o movimento estudantil, para criminalizar essas mobilizações. Então, por favor, não faça isso. Não faça isso de maneira nenhuma.

    Eu continuo fiel à minha origem, a de onde eu vim, fiel à luta em defesa da educação. Um dos maiores orgulhos que guardo no peito é, ao longo dos 12 ou 13 anos dos governos Lula e Dilma, ao lado do movimento educacional, ao lado dos movimentos sociais, ter dado a minha contribuição, fazendo...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – E os índices?

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... o meu dever para que nós avançássemos o quanto avançamos, com o Fundeb, com mais creches, com o piso salarial, com mais escolas técnicas.

    Lamento que V. Exª tenha uma postura tão conservadora, tão insensível como essa. V. Exª, inclusive, vem de uma região que eu conheço, o Seridó, uma região amada, uma região que tem pessoas que você sabe o que dizem. O que era essa região antes dos governos Lula e Dilma e o que é essa região hoje, principalmente no campo da educação? Os jovens daquela região ficavam apenas sonhando. Não tinham o direito de fazer um bom curso técnico, de se formarem, de serem doutores. Hoje eles têm, graças aos governos Lula e Dilma. São três escolas técnicas, em Caicó, Parelhas e Currais Novos. É a medicina que chegou lá, é a oferta do ensino superior, que ampliou, e muito. E eles estão em luta neste momento, Senadora Gleisi, exatamente para que não haja retrocesso. Por isso, a nossa posição contrária à PEC 241.

    É isso, Sr. Presidente.

    Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2016 - Página 12