Pronunciamento de Ciro Nogueira em 08/11/2016
Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da inauguração do Picos Plaza Shopping, no Estado do Piauí.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
INDUSTRIA E COMERCIO:
- Registro da inauguração do Picos Plaza Shopping, no Estado do Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/11/2016 - Página 33
- Assunto
- Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
- Indexação
-
- ELOGIO, INAUGURAÇÃO, CENTRO COMERCIAL, LOCAL, MUNICIPIO, PICOS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, FAVORECIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRIAÇÃO, EMPREGO.
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Vou fazer como o senhor fez com o Senador Requião: muito obrigado pelo aparte.
Sr. Presidente, venho hoje a esta tribuna ressaltar a inauguração de um grande empreendimento no nosso Estado.
Em um momento em que muito se fala no Brasil sobre retomada do crescimento, estímulo ao desenvolvimento regional, necessidade de se acreditar em nossa economia, enfim, em um momento como esse, fico satisfeito por vir a esta tribuna para falar de um empreendimento que, certamente, irá revolucionar o centro-sul do meu Estado, o Piauí. Quero registrar, brevemente, a inauguração hoje de um grande shopping center na minha querida cidade de Picos: Picos Plaza Shopping, o primeiro grande shopping center de uma região muito importante do nosso Estado. É a realização de um sonho para os moradores dessa cidade. Tenho certeza de que Picos e Parnaíba se transformaram nas duas grandes regiões, depois da nossa capital, Teresina.
Com mais de 140 lojas, esse shopping movimentará a região, ao gerar mais de 800 empregos diretos e cerca de 1,2 mil indiretos, beneficiando não só a região de Picos, como também as 50 cidades próximas. Todos poderão aproveitar as facilidades de um complexo muito bom de lazer e de compras.
Quando os shopping centers chegaram ao Brasil, há exatos 50 anos, Presidente, sem dúvida, revolucionaram o setor de comércio e mudaram o comportamento dos consumidores, ao oferecer vários tipos de conveniências em um único lugar. Hoje temos mais de 550 shoppings espalhados pelo País, e, apesar do cenário econômico turbulento, o número de empreendimentos dessa natureza continua em expansão.
A indústria de shopping centers segue gerando empregos e movimenta o setor produtivo: em 2015, por exemplo, criou cerca de 53.800 novos postos de trabalho. Atualmente, o setor assegura mais de 1 milhão de empregos diretos e representa 3% do PIB nacional. São esses investidores e lojistas que demonstram acreditar no potencial dos brasileiros e, com sua força, contribuem para que o nosso País tenha um presente e um futuro ainda melhor.
Desse modo, quero parabenizar toda a querida cidade de Picos, que é polo de influência de toda a região, possui uma das mais belas igrejas do nosso Estado, tem a terceira maior feira livre do Nordeste e é o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste, ligando Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Picos também é um dos maiores produtores de mel de abelha do País, considerado como o mais puro mel do mundo.
Quero cumprimentar todos aqueles que acreditaram nesse empreendimento: os mais de cem investidores da região que compraram suas lojas, seus espaços e contribuíram para a realização desse grande projeto; cumprimentar os dirigentes do grupo Riverside Malls, da família Guimarães, que, capitaneado pelo grande Napoleão Guimarães, fez acontecer um sonho. Agora, com a chegada dessa inciativa inovadora, o sul do Piauí se fortalece ainda mais.
Espero que os piauienses dessa região tenham cada vez mais qualidade de vida e oportunidades de trabalho e que a nossa Cidade Modelo fortaleça a sua vocação para o desenvolvimento, realizando grandes negócios.
E, para encerrar, gostaria, Sr. Presidente, de que os empresários reunidos no Picos Plaza Shopping tenham um sucesso enorme para o sucesso de uma grande região.
Muito obrigado, Sr. Presidente.