Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da extinção da contribuição sindical obrigatória para os trabalhadores e comentário sobre a crisse vivida no País.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Defesa da extinção da contribuição sindical obrigatória para os trabalhadores e comentário sobre a crisse vivida no País.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2016 - Página 57
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • DEFESA, EXTINÇÃO, OBRIGATORIEDADE, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, TRABALHADOR, COMENTARIO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Sem revisão do orador.) – Presidente, José Medeiros, quero primeiramente parabenizá-lo por V. Exª estar comandando hoje os trabalhos da Mesa. Eu queria também justificar meus votos. Nas votações anteriores, votei "sim".

    Eu estava, em meu gabinete, recebendo lideranças sindicais, o Sr. José Calixto Ramos, que é da CNTI. Ontem estivemos em São Paulo, conversando com o Presidente da UGT, Ricardo Patah, sobre o nosso projeto, que V. Exª apoia, que trata sobre a contribuição sindical, para acabar com esse negócio de obrigatoriedade da contribuição sindical. Se é contribuição, não é obrigado.

    Esse é um debate que nós queremos fazer com muita tranquilidade. Não tenho interesse nenhum em prejudicar as centrais. Agora, não pode ficar é como está. O Brasil passa por um momento de dificuldades. Para o senhor ter uma ideia, Presidente, o Senado colocou o nosso projeto no Portal do Senado e pediu para que a população se manifestasse. Mais de 50 mil pessoas já se posicionaram a favor do projeto e apenas 700 pessoas disseram que são contra o projeto.

    Então, fica aqui o meu apelo, convocando todos os Senadores, para que nós possamos nos engajar nessa luta e, se Deus quiser, encontrar uma melhor medida, porque, como está, não pode ficar. Esse negócio de imposto sindical obrigatório não pode ser. Se o trabalhador quiser dar o seu salário todinho, que ele dê, mas ele não pode ser é obrigado a contribuir.

    Justifique minhas faltas, Presidente, por favor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2016 - Página 57