Pela ordem durante a 164ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da extinção do foro privilegiado para autoridades públicas.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Defesa da extinção do foro privilegiado para autoridades públicas.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2016 - Página 19
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • DEFESA, EXTINÇÃO, FORO ESPECIAL, PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, CONDENAÇÃO, PRISÃO, AUTORIDADE PUBLICA, GARANTIA, DIREITO A IGUALDADE, RESPEITO, DEMOCRACIA, REDUÇÃO, IMPUNIDADE, NECESSIDADE, APROVAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Pela ordem, Srª Presidente.

    Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero voltar a falar aqui sobre algo que já foi objeto de vários pronunciamentos meus, que é a questão do foro privilegiado. Todos os brasileiros têm de ser iguais perante a lei. Não pode um ser ter um tratamento diferente de outro. Um, quando comete um crime comum, fica anos para ser julgado num tribunal superior, afeito a influências político-partidárias muitas vezes. Então, na minha concepção, esta Casa tem a chance, na próxima quarta-feira, de, na Comissão de Constituição e Justiça, votar o projeto do fim do foro privilegiado.

    O foro privilegiado hoje é um instrumento da impunidade. Ele favorece a impunidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF) – Ele favorece o aumento da sensação de impunidade e pode servir a vários interesses, mas ele não serve ao interesse maior da sociedade brasileira.

    Então, eu quero voltar aqui a, mais uma vez, defender o fim do foro. E espero que a Comissão de Constituição e Justiça vote na quarta-feira o que é um anseio não só meu, não só de alguns Parlamentares, mas um anseio da grande maioria da sociedade brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2016 - Página 19