Fala da Presidência durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a mobilização dos estudantes brasileiros em ato de protesto pela educação.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Apoio a mobilização dos estudantes brasileiros em ato de protesto pela educação.
Publicação
Publicação no DSF de 02/11/2016 - Página 9
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • APOIO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, PAIS, OCUPAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, REALIZAÇÃO, PROTESTO, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, REFORMULAÇÃO, ENSINO MEDIO, NECESSIDADE, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, JUVENTUDE, DEFESA, DEMOCRACIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Senadora Vanessa, eu quero cumprimentá-la pelo importante pronunciamento e, mais uma vez, aqui afirmar a importância desse movimento, dessa mobilização que os estudantes brasileiros vêm fazendo em todo o País. É no Paraná, é no meu Estado do Rio Grande do Norte, é no seu Estado. Enfim, é em todo o País. Os estudantes secundaristas, os estudantes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, os estudantes das universidades públicas.

    E o que os move nessa luta é a defesa do direito à educação, pelo quanto eles estão preocupados diante de agendas hoje em debate no Congresso Nacional que consideram, assim como nós consideramos também, ameaças muito graves ao direito à educação do povo brasileiro, seja a PEC 241, agora PEC 55 – uma PEC que pretende acabar por 20 anos com a vinculação constitucional em áreas fundamentais como educação e saúde por si já fala –, seja a reforma do ensino médio, pelo método que foi adotado, via medida provisória – portanto, um caráter autoritário dessa reforma, sem contar o conteúdo dela, que tem vários dispositivos que são questionáveis –, seja o projeto Escola sem Partido.

    Então, quero dizer, mais uma vez, que os estudantes do Brasil precisam de respeito, inclusive desta Casa. Eu quero aqui, mais uma vez, dizer que é lamentável e causa muita indignação quando a gente vê qualquer Parlamentar aqui usar o microfone do Parlamento brasileiro para agredir gratuitamente os estudantes – inclusive suas famílias – e os professores. O que os estudantes precisam, neste momento, repito, é de respeito, é de solidariedade. O movimento deles é em defesa da educação. E nós temos mais é que estar ao lado deles, porque preservar o direito à educação significa nós lutarmos rumo àquilo que desejamos, que é um desenvolvimento com sustentabilidade e com justiça social.

    Então, mais uma vez, a nossa palavra de incentivo e de solidariedade aos estudantes de todo o Brasil pelo movimento pacífico, cidadão e democrático que vocês estão fazendo em todo o País ao realizar as manifestações, ocupando escolas, atos, etc.

    Senador Lindbergh, eu pediria a V. Exª que pudesse assumir a Presidência agora, ou o Senador Humberto, porque vou fazer uso da palavra agora.

    Quero comunicar aqui ao Plenário que há expediente sobre a mesa, que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/11/2016 - Página 9