Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências, e crítica a mobilização estudantil contraria a essa aprovação.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências, e crítica a mobilização estudantil contraria a essa aprovação.
Publicação
Publicação no DSF de 02/11/2016 - Página 42
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ASSUNTO, ALTERAÇÃO, REGIME FISCAL, LIMITAÇÃO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, REFERENCIA, INFLAÇÃO, EXERCICIO FINANCEIRO ANTERIOR, MOTIVO, NECESSIDADE, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, CRITICA, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO POLITICO, CORTE, RECURSOS, DESTINAÇÃO, EDUCAÇÃO, APOIO, DECISÃO, JUIZ DE DIREITO, DESOCUPAÇÃO, ESCOLA PUBLICA.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Sem revisão do orador.) – Só para fazer um contraponto.

    Eu acho hilário, até me emociona esse tipo de discurso. Quando Dilma Rousseff, após o processo eleitoral, cortou dez bilhões da educação, não ouvi discurso de Senador nenhum. Ficaram caladinhos, botaram a viola no saco. Ficaram caladinhos. Dez bilhões! Virem com uma conversa dessa! Perderam o discurso. A Nação brasileira lhes respondeu no processo eleitoral, colocando-os no limbo de forma definitiva, porque esse tipo de discurso de que estão acabando com a educação, de que estão acabando com a saúde, com essa medida, com essa PEC!

    Sr. Presidente, o Brasil é um fígado doente. Todos sabem que quando você tem um problema de fígado, quando come torresmo, quando come gordura, o fígado incha. Você fica com dor de cabeça, algumas pessoas morrem até de pressão alta. Tem de vomitar ou tomar chá de boldo. Se não tomar chá de boldo não sara o fígado. Então, o PT fez do Brasil um fígado doente. É preciso tomar boldo, e boldo amarga. E nós vamos ter de tomar esse boldo amargo para curar a Nação brasileira.

    Agora, estão dizendo que os estudantes estão invadindo para discutir a educação. Eles passaram 13 anos no poder e não discutiram educação com esses meninos. Por que é que eles não provocaram esses meninos para invadir as escolas quando Dilma cortou dez bilhões da educação? Todo mundo com a viola no saco, ninguém falou nada! Esses meninos ocuparam a escola e realmente estão lá fumando maconha. Está morrendo gente e não adianta tentar tampar o sol com a peneira.

    É preciso fortalecer o movimento de pais e mães que querem as escolas desocupadas. Você pode fazer um movimento, faça o seu movimento e desocupe as escolas. No processo eleitoral, R$3 milhões foram gastos, Senador, para poder remanejar pessoas para votarem em outros lugares, porque eles estavam lá acampados como se aquilo fosse uma coisa deles. Eles têm direito. Agora, vejam, se um de 17, de 16, de 15, mata, sequestra, estupra, eles dizem: "Não façam nada, porque ele é uma criança". Agora, se um de 16, de 14, de 15, assume, toma conta da escola, dizem: "Temos de respeitá-lo, porque eles têm direito". Temos de respeitar mesmo, mas já protestou? Agora saia. Mães e pais, no Brasil inteiro, estão querendo as escolas desocupadas. Centenas e centenas de estudantes estão querendo estudar e o seu direito está sendo violado. Mas é a única maneira que o PT, que o PC do B, que esses partidos de esquerda, que foram ceifados agora...

    Aliás, parabéns, Crivella, no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, Crivella não venceu só um ideológico, Senador Renan. Lá no Rio não foi só um...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ...ele venceu foi um freixo de uma vez, venceu foi um freixo, não foi só um, de uma vez. É a resposta do povo brasileiro.

    Nós vamos fazer uma moção de apoio a esse juiz. É preciso desocupar as escolas. Tem aluno precisando estudar, tem pai querendo seu filho na escola e nós somos obrigados a ouvir esse tipo de discurso de quem passou 13 anos no poder...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ...destruiu o Brasil quando fala que são milhões. Vocês nem sabem o que são milhões. Deixe-me explicar o que são milhões: milhões é o que Palocci tem no banco de Miami, 1.2 milhão no banco de Miami, dinheiro roubado, dinheiro tirado da educação, dinheiro tirado da escola; são os milhões do Vaccari; são os milhões de José Dirceu; são os milhões dessa fuleiragem que estão na cadeia em Curitiba.

    Ah, me poupe de ouvir uma conversa fiada dessa!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/11/2016 - Página 42