Pronunciamento de Wellington Fagundes em 10/11/2016
Fala da Presidência durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da importância da regularização fundiária na Região Amazônica.
- Autor
- Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
POLITICA FUNDIARIA:
- Registro da importância da regularização fundiária na Região Amazônica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/11/2016 - Página 11
- Assunto
- Outros > POLITICA FUNDIARIA
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, REGULARIZAÇÃO, POLITICA FUNDIARIA, REGIÃO AMAZONICA.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Moderador/PR - MT) – Esta Presidência gostaria de convidar o Senador Raupp, nosso companheiro do PMDB, atuante Senador de Rondônia.
Antes, Senador Raupp, gostaríamos também aqui de registrar, na nossa tribuna, a presença dos alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá, de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Esta Presidência congratula todos. Que possamos aqui propiciar também o estímulo para que a juventude participe da vida pública. Eu sei que vocês estão conhecendo a Casa e o tradicional trabalho de mostrar o papel do Legislativo.
Gostaríamos também de registrar a presença do nosso companheiro ex-Prefeito de Guarantã do Norte Lutero Siqueira. Ele também foi Superintendente do Incra de Mato Grosso e tem nos ajudado ali. Estamos discutindo muito a questão da regularização fundiária, Senador Raupp, da Região Amazônica. Mato Grosso é um Estado em que temos inúmeros assentamentos, há mais de 100 mil famílias assentadas que ainda não tiveram a sua documentação.
E esse é um trabalho que estamos fazendo, inclusive com o Ministro Padilha. Nós, da Bancada de Mato Grosso, propusemos uma emenda ao orçamento para o ano que vem. E vamos tentar chegar em mais de R$70 milhões, exatamente para que possamos propiciar, diria, a libertação dos assentados que foram para Mato Grosso e também para Rondônia, respondendo ao chamamento do Governo no sentido de ocupar a Amazônia. E hoje essas pessoas carecem dessa documentação para poderem ter o seu financiamento, gerar mais riqueza e mais oportunidades.
Tenho certeza de que essa é uma luta também de V. Exª. E isso representa muito uma conquista para os nossos Estados e principalmente para aqueles que cumpriram o compromisso com chamamento do Governo.
Com a palavra o Senador Raupp.