Pela ordem durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação do mais jovem e recém-eleito reitor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, e defesa da aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 16, de 2015, de autoria de S.Exa, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais, vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior, para receber e administrar doações de pessoas físicas e jurídicas.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Apresentação do mais jovem e recém-eleito reitor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, e defesa da aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 16, de 2015, de autoria de S.Exa, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais, vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior, para receber e administrar doações de pessoas físicas e jurídicas.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2016 - Página 20
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS), AUTORIA, ORADOR, DISPOSIÇÃO, CRIAÇÃO, FUNDOS, VINCULAÇÃO, FINANCIAMENTO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, ENSINO SUPERIOR, RECEBIMENTO, ADMINISTRAÇÃO, DOAÇÃO, ORIGEM, PESSOA FISICA, PESSOA JURIDICA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Senador José Medeiros, Senador Dário Berger, de Santa Catarina, que agora está assumindo a Presidência dos trabalhos, é com muita alegria que recebo aqui, no plenário, a visita do recém-eleito Reitor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, a famosa e nossa UFPel.

    O Pedro é o mais jovem reitor de uma universidade federal – tem 36 anos. A Universidade Federal de Pelotas é tradicional, tem 20 mil alunos. Então, na história da Universidade, é o mais jovem reitor. Eu fico muito honrada, como Senadora do Rio Grande do Sul, de estar aqui recebendo a visita desse jovem. Ontem, recebi a visita do Reitor Prof. Mauro Augusto Del Pino, que está deixando o posto. E vamos continuar trabalhando para as universidades.

    Eu queria também aproveitar essa oportunidade porque sou autora de um projeto de lei para criar os fundos patrimoniais. Isso é um modelo que existe em vários países avançados do mundo, como nos Estados Unidos, na Inglaterra, onde há grandes universidades, como Harvard ou Cambridge, em que esses fundos patrimoniais são uma fonte muito importante de recursos para financiar essas universidades públicas ou também comunitárias.

    Esse projeto já passou pela relatoria da Senadora Simone Tebet, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte desta Casa. E está agora em muito boas mãos com o Senador Armando Monteiro, na Comissão de Assuntos Econômicos. Eu penso que essa é uma contribuição relevante – não porque é de minha autoria, mas porque poderá ser a fonte de recursos tão reclamada pelas nossas instituições de ensino superior. E V. Exª, Sr. Presidente, tem em Santa Catarina o UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que, igualmente, tem um belo serviço à comunidade.

    Mas fico feliz porque o Pedro tem apenas 36 anos e é o mais jovem reitor de uma universidade federal do nosso País.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2016 - Página 20