Pela ordem durante a 166ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo para que o Ministro da Justiça, Sr. Alexandre de Moraes, receba representantes do setor patronal e do setor dos caminhoneiros para reunião acerca da violência promovida pelo cartel de veículos no país.

Autor
Alvaro Dias (PV - Partido Verde/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apelo para que o Ministro da Justiça, Sr. Alexandre de Moraes, receba representantes do setor patronal e do setor dos caminhoneiros para reunião acerca da violência promovida pelo cartel de veículos no país.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2016 - Página 44
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ALEXANDRE MORAES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), RECEBIMENTO, REPRESENTANTE, SETOR, ENTIDADE PATRONAL, VEICULOS, MOTORISTA PROFISSIONAL, CAMINHÃO, MOTIVO, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, VIOLENCIA, CARTEL, VEICULO AUTOMOTOR.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR) – Presidente, pela ordem, por favor.

    O SR. PRESIDENTE (Ataídes Oliveira. Bloco Social Democrata/PSDB - TO) – Pela ordem, Senador Alvaro Dias.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu peço permissão ao Senador da tribuna apenas para fazer um apelo nesta questão de ordem, ou nesse pela ordem, ao Ministro da Justiça.

    Há poucos dias, o Ministério da Justiça recebeu a visita de um representante do setor de veículos no País, acompanhado do Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Brasil. Vieram relatar o drama que vivem em razão da violência que tem se estabelecido devido ao cartel de veículos no País, essa disputa surda que existe no País. Relataram a ocorrência de atentados contra a vida, de bombas em estabelecimentos comerciais, ameaça à sobrevivência das pessoas. O Ministério pediu tempo para as providências, e até hoje as providências não aconteceram. Os dois representantes do setor patronal e do setor dos caminhoneiros voltaram a Brasília – o Sr. Marcelo Zaffonato e o Wanderlei, representando os caminhoneiros – e aguardam a oportunidade de falar com o Ministério da Justiça – seja com o Ministro ou com a sua assessoria. Aguardam desde ontem, sem sucesso.

    Um governo não pode ser desrespeitoso, especialmente num momento como este. Um governo tem que saber respeitar a angústia das pessoas que representa. O Ministério da Justiça tem o dever. Há um envolvimento, nesta questão, do GAECO, da Procuradoria, do Ministério Público de São Paulo. Há, portanto, necessidade da participação do Ministério da Justiça para coordenar ações que tenham por objetivo restabelecer a tranquilidade neste setor, ameaçado pelo cartel de veículos, repito.

    Não há sentido, Senador Presidente, Senador Ataídes, não há sentido numa postura de omissão do Governo. Nós queremos colaborar com o Governo, nós queremos contribuir para o seu sucesso, mas isso não é estímulo para a colaboração e para a contribuição. Nós estamos espantados com o descaso. Eu confesso o meu espanto e lamento o descaso. É descaso! É desrespeito! É preciso receber essas pessoas; elas ficarão em Brasília até amanhã, na esperança de serem recebidas.

    Desde ontem, Senador Ataídes, eu tento falar com o Ministro e não consigo; tento falar com o seu assessor e não consigo. Não atendem um Senador da República e desrespeitam os milhares de eleitores que o colocam aqui. Portanto, o apelo que formulo desta Tribuna é porque não consigo formular pessoalmente ao Ministro e à sua assessoria. Eu espero que a Assessoria Parlamentar do Ministério da Justiça comunique ao Ministro, tenha mais sucesso nessa empreitada de fazer com que ele ouça, pelo menos ouça. Se não consegue resolver, ouça, em uma manifestação de respeito a quem vive um momento difícil. Por isso, fica o apelo, Sr. Presidente, e eu agradeço.

    Agradeço ao Senador na tribuna a concessão desse tempo.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Ataídes Oliveira. Bloco Social Democrata/PSDB - TO) – Senador Alvaro, a reclamação de V. Exª é procedente.

    Eu tenho sido recebido, sempre, pelo Ministro da Justiça, o Dr. Alexandre. Eu, Senador Alvaro, vou tomar a liberdade de fazer uma ligação para o Ministro, agora em breve, e vou colocar para ele esta reclamação que V. Exª colocou hoje aqui, no plenário do Senado Federal, e pedir a ele, que sempre tem nos atendido lá – eu já fui lá por três vezes, nas três vezes fui recebido carinhosamente –, que atenda esses representantes...

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR) – É, V. Exª mais preciso do que eu. Está vendo, Senador? (Risos.)

    O SR. PRESIDENTE (Ataídes Oliveira. Bloco Social Democrata/PSDB - TO) – Imagina! Mas ele atende, sim, Senador Alvaro. Lamentavelmente...

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR) – Eu fiz um apelo respeitoso hoje, mas é evidente que não dá para aguardar muito tempo pela boa vontade do Ministro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2016 - Página 44