Discurso durante a 166ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio da realização de encontro de prefeitos do Norte e Nordeste promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Anúncio da realização de encontro de prefeitos do Norte e Nordeste promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2016 - Página 48
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, MUNICIPIOS, PARTICIPAÇÃO, PREFEITO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, ASSUNTO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, SOLUÇÃO, CRISE.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, enquanto nós aguardamos a presença do Presidente Renan e o início da Ordem do Dia – quando está prevista a apreciação de uma medida provisória que trata do Fies e a PEC da reforma política –, sobre a menção aqui feita à presença no plenário do ex-Deputado e ex-Ministro do Tribunal de Contas da União, Prefeito eleito de Montes Claros, Humberto Souto, eu quero fazer um registro: o Prefeito eleito chegou a este plenário há mais de uma hora. Eu tive a oportunidade de, ao cumprimentá-lo, dividir uma conversa com o Prefeito de Salvador, que foi reeleito, ACM Neto, e o Líder Pauderney, e a pergunta do Prefeito eleito Humberto Souto – que nunca foi prefeito, imaginei que ele já tivesse sido prefeito de Montes Claros, mas nunca o foi – era a preocupação do homem responsável que é com a gestão que o espera. E ele perguntou ao prefeito ACM Neto o que fazer em matéria de ajuste fiscal. Foram para um canto, conversaram, trocaram ideias.

    É a preocupação, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, dos prefeitos que se elegeram ou se reelegeram.

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – Neste momento, Brasília está tomada por prefeitos do Norte e Nordeste, que participam, a partir de amanhã, de um encontro gigante, patrocinado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), para debater a situação dos Municípios e as propostas que os Municípios desejam apresentar como forma de sobreviverem.

    Aquilo que o Prefeito Humberto Souto verbalizou na sua preocupação – ao voltar a este plenário, com a função que o aguarda, de Prefeito de Montes Claros, uma cidade de mais de 400 mil habitantes, Município polo de uma região do nordeste de Minas Gerais, que votou nele maciçamente e deu a ele uma bonita vitória e que espera dele, da experiência dele, a salvação da lavoura, a solução dos seus problemas – é o fato preocupante, que é o que motivou a vinda dos prefeitos da Região Norte e Nordeste para Brasília para participarem deste encontro, em que eles esperam ter a verbalização de alternativas ou de propostas salvadoras para a sobrevivência dos Municípios, que, na verdade, são os locais onde moram os brasileiros; os brasileiros não moram nem no País nem no Estado, moram no Município.

    De modo que eu gostaria de fazer o registro de que, a partir de amanhã, estará ocorrendo, de forma singular, uma reunião que vai trazer os prefeitos do Norte e Nordeste do Brasil para um amplo debate sobre o que vão encontrar, o que fazer e o que é possível propor como forma de sobreviver e ajudar o País a voltar a crescer.

    Muito obrigado a V. Exª pela oportunidade do registro, que faço com muito prazer. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2016 - Página 48