Discurso durante a 167ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações ao Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, pela criação da Comissão Especial que vai analisar o extrateto salarial dos diversos Poderes, e satisfação com a escolha da Senadora Kátia Abreu como Relatora.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Congratulações ao Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, pela criação da Comissão Especial que vai analisar o extrateto salarial dos diversos Poderes, e satisfação com a escolha da Senadora Kátia Abreu como Relatora.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2016 - Página 56
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, CRIAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, ANALISE, EXCESSO, SALARIO, PODERES CONSTITUCIONAIS, ELOGIO, ESCOLHA, KATIA ABREU, SENADOR, RELATOR, COMISSÃO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) – Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Senador Fernando Bezerra.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria me congratular com V. Exª pela criação dessa comissão especial que vai analisar a questão do extrateto salarial dos diversos Poderes.

    Nós estamos vivendo um momento de urgência da economia nacional. O Congresso Nacional, em particular o Senado da República, tem tomado medidas duras no sentido de enfrentar a mais grave crise econômica da história recente do País.

    E V. Exª, atento às necessidades de distribuir o sacrifício com toda a sociedade brasileira, neste momento em que o Brasil exige de todos colaboração e contribuição, nós não poderíamos votar aqui o teto do gasto público e ser omissos a uma das maiores aberrações da nossa realidade, que é o pagamento de salários exorbitantes, seja no Poder Executivo, seja no Legislativo, seja no Judiciário, seja no Ministério Público. O que a gente quer é transparência. O que a gente quer é que as informações possam ser levadas à sociedade, para que ela saiba se é verdade que magistrados, promotores, diretores de empresas estatais, servidores públicos de carreira ganham muito além do teto. Há informações de que funcionários de administrações de estatais brasileiras chegam a ganhar mais de R$100 mil. É importante que a gente tenha acesso a essas informações para poder coibir o desperdício e racionalizar o gasto público.

    Portanto, quero aqui dizer a V. Exª que me sinto atendido, como Senador de Pernambuco e Senador do Brasil, neste momento em que estamos tomando tantas medidas importantes para recolocar o Brasil na trajetória de crescimento econômico. Esta é uma medida muito importante.

    E quero parabenizar V. Exª pela escolha da Senadora Kátia Abreu para ser a Relatora dessa Comissão Especial, pela sua trajetória neste Senado Federal, por ter sido Ministra de Estado e por ser uma pessoa que tem todas as qualificações e competência para, num prazo muito curto, a gente debater e colocar luz numa situação que precisa ser enfrentada e bem encaminhada.

    Parabéns a V. Exª por essa iniciativa!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2016 - Página 56