Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da eleição de Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos da América.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Considerações acerca da eleição de Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos da América.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2016 - Página 77
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, ELEIÇÕES, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, ainda estamos em processo de votação? Sr. Presidente.

    Ainda estamos em processo de votação, Sr. Presidente?

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Sim.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Estamos, não é?

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Sim.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Estamos.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Senador Magno Malta, por favor.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Sem revisão do orador.) – Estamos em processo de votação. Eu queria utilizar este tempo, mais uma vez, para fazer um registro da eleição do novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Ontem... Lembro-me de que, há três meses, em um aparte ao Senador Lindbergh – ele falava daquela tribuna de uma pesquisa que havia saído, e os nomes todos de presidenciáveis do Brasil, inclusive o Senador Aécio, Marina, todos estavam reprovados pelo povo. E eu dizia que se hoje colocar o nome de Zé das Couves, desconhecido, um vereador do interior ou da capital, ou um empresário qualquer... O povo tomou tanto abuso da prática política no Brasil – não da política, porque política é uma coisa bonita, mas de politicagem e de politiqueiro – que qualquer um que colocar o nome será repudiado. Eu dizia: "Vejam o que ocorre com o Brasil, o que está ocorrendo na América, com o efeito Donald Trump." Está ali a minha testemunha, Senador Lindbergh, e eu disse: "Ele será o Presidente."

    Ontem, sabendo que eu iria falar hoje, eu liguei para a esposa do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes. Eu disse: "A senhora vai falar com o nosso Presidente do Tribunal?" Ela disse: "Ele está nos Estados Unidos, acompanhando as eleições", Senador Lobão. Há uma comissão de presidentes de tribunais eleitorais que estão nos Estados Unidos para acompanhar o processo eleitoral. Eu disse: "Eu estou ligando para a senhora dizer a ele que ele vai presenciar a eleição de Donald Trump. Ele vai presenciar Trump se tornando o Presidente da América." Ela disse: "Ué, mas por que o senhor está falando isso?" Eu disse: "Eu estou falando isso para a senhora porque amanhã eu vou me pronunciar, e eu quero testemunha para não dizerem que eu não falei." Falei, e dei a ela as razões pelas quais ele seria o Presidente da América. A mídia na América se comporta como a mídia aqui. Quem ganhou o debate – como se eles fizessem a leitura do coração e dos sentimentos das pessoas que estão em casa.

    Na madrugada, quando os resultados vieram e ele já era o Presidente, Sr. Presidente, os esquerdopatas da mídia, que inflaram a Hillary, esquerdopatas da mídia que a inflamaram, juntamente com aqueles que tinham interesse em posições a que nós somos absolutamente contrários no Brasil... E aquela nação nasceu como nação evangélica, uma nação cristã. O Trump, eu disse a ela, é contra o aborto, o Trump é contra legalização de droga, o Trump é contra casamento de pessoas do mesmo sexo – nós temos que respeitá-los, mas não somos obrigados a bater palma, nem somos criminosos. Essa nação de cristãos vai se levantar. E eles se levantaram. E também por quê?

    Porque o cidadão brasileiro, com o advento da internet, como cidadão do mundo, se cansou do indivíduo que se maquia, faz pose e faz frase de efeito ensinada por marqueteiro que recebe dinheiro no exterior; e o marqueteiro manda pentear o cabelo para cima, manda tirar o bigode,...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Papagaio.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ... usar camisa azul, faz um boneco para ser vendido no processo eleitoral e não é verdade. Ele fala achando que vai, num processo televisivo, entrar no coração das pessoas; não é verdade. E ensinaram, e a mídia todo dia batia no Trump, como fizeram com o Crivella no Rio de Janeiro, porque a mídia não é diferente: todo dia ataca e inventa uma mentira para que ela caia nas redes sociais.

    Ele era atacado todo dia, todo dia, todo dia. E eu dizia: "Olha", disse à Drª Guiomar, "Aqueles que votam nele e amam..." Quando alguém vota em você e ama você, tem você no coração, e o seu adversário te ataca, achando que com isso vai te desgastar, é uma burrice. O teu eleitor vai te amar muito mais e vai odiar quem te atacou. Eles ficaram calados.

    Ora, se você vive na América e uma bomba explode dentro do supermercado, um lobo solitário do Estado Islâmico assassina crianças dentro de uma escola, e você mora nesse Estado e alguém diz: "Eles não vão mais entrar aqui", as pessoas dizem: "Olha, eu não vou fazer...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Senador Magno Malta.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Já encerro, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Sem interromper, eu não quero que V. Exª encerre agora. V. Exª está, como sempre, falando com o sentimento mais profundo, com a alma.

    Eu queria só aproveitar para anunciar o resultado, com a aquiescência de V. Exª.

(Procede-se à apuração.)

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – SIM, 49; NÃO, 15.

    Duas abstenções.

    Está, portanto, aprovado o nome do Sr. Henrique de Almeida Ávila para compor o Conselho Nacional de Justiça, nos termos do art. 103-B da Constituição Federal.

    Está prejudicado o Ofício nº 15, de 2016, e, consequentemente, o Parecer nº 805, de 2016.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Já encerro o meu pronunciamento, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Senador Magno Malta com a palavra.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Já vou encerrar.

    Então, eu dizia, o sujeito se apresentou como ele mesmo, um cidadão comum, cheio de falhas, cheio de defeitos, porque os marqueteiros querem apresentar um sujeito sem defeito, sem mácula. Qual é o cidadão desse mundo? Eu, menino lá de Macarani, se cair na besteira de ser candidato a Presidente, eles vão lá em Itapetinga para saber se eu quebrei vidraça de escola, para dizer: "É marginal desde menino". Porque a mídia faz isso, para tentar destruir. Ele se apresentou como ele mesmo, como um cidadão comum, e o povo respondeu.

    Digo, Sr. Presidente, eu dei muita risada, porque começaram a dizer na madrugada: as estrelas de Hollywood, os maiores nomes da música, das grandes bandas, estão postando no Twitter: a América está de luto, dia negro. Aí, eu fiquei pensando que os artistas de lá são iguais aos daqui. Será que lá tem Lei Rouanet também? Porque daqui a pouco eles começam a postar: "Fora Trump". É por causa da Lei Rouanet, que lá tem também.

    Mas encerro dizendo uma coisa que achei de muita coincidência. O repórter Jorge Pontual entrevistava um jornalista respeitado, na madrugada, e ele disse: "Eu vou te falar três coisas sobre o Trump; três coisas que eu sei que são verdade – Trump não fuma, Trump não bebe e mora num triplex". Eu falei: "Diferente do Lula, que fuma, bebe, mas também tem um triplex."

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2016 - Página 77