Comunicação inadiável durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao SESI e ao SENAI pela realização da 9ª Olimpíada do Conhecimento, que teve sua etapa final realizada no ginásio Nilson Nelson em Brasília, e que somando todas as etapas contou com a participação de 17 mil alunos de 130 escolas em todo o país, destacando o desempenho dos alunos rondonienses.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Congratulações ao SESI e ao SENAI pela realização da 9ª Olimpíada do Conhecimento, que teve sua etapa final realizada no ginásio Nilson Nelson em Brasília, e que somando todas as etapas contou com a participação de 17 mil alunos de 130 escolas em todo o país, destacando o desempenho dos alunos rondonienses.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2016 - Página 13
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), MOTIVO, REALIZAÇÃO, COMPETIÇÃO, CONHECIMENTO, GRUPO, ALUNO, CORPO DISCENTE, ENFASE, ESTADO DE RONDONIA (RO).

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna hoje expressar o meu reconhecimento ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Serviço Social da Indústria (Sesi) pela realização da 9ª Olimpíada do Conhecimento.

    O evento, como sabem as Srªs e os Srs. Senadores, teve sua etapa final desenvolvida aqui em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, entre os dias 9 e 13 deste mês. E todos aqueles que tiveram a oportunidade de lá comparecer, como participantes das atividades ou como espectadores, são unânimes em afirmar que ele foi extremamente bem-sucedido.

    Os trabalhos realizados ao longo dos cinco dias pelos cerca de 1.200 alunos presentes ao Ginásio, Srª Presidente, coroaram, na verdade, os esforços de um contingente muito maior. Ao todo, mais de 17.000 estudantes de 130 escolas espalhadas pelo Brasil participaram diretamente desta edição da Olimpíada do Conhecimento. Estudantes que puderam contribuir com seus conhecimentos e sua criatividade para o desenvolvimento de temas tão diversos e instigantes, como "manufatura e engenharias", "tecnologias da informação e comunicação", "engenharias agrícola e pecuária", "construção e edificações", "transporte e logística", "serviços" e "moda e criatividade".

    Existe um discurso disseminado em todo o mundo, Srªs e Srs. Senadores, e tão disseminado que já se tornou quase lugar-comum, de que, em qualquer Nação, e mais ainda naquelas em desenvolvimento, a educação deve ser a prioridade das prioridades.

    Pois bem. Com a realização dessa 9ª Olimpíada do Conhecimento, o sistema Sesi/Senai mais uma vez passa do discurso à prática, transformando em ações concretas ideais que, de outra forma, poderiam ficar limitados ao campo da retórica. E com um pequeno detalhe, Srª Presidente, que me parece de fundamental importância: os organizadores do evento não poderiam ignorar – como, de fato, não ignoraram – que vivemos em um ambiente cada vez mais competitivo e que, por isso mesmo, a avaliação dos projetos apresentados deve dar grande relevância aos indicadores de competência, tais como a qualidade técnica e o design.

    Mas – e aqui está o detalhe a que me referi – a Olimpíada do Conhecimento, repito, faz questão de valorizar, igualmente, a capacidade de interação dos participantes, e não apenas com seus companheiros, mas também com os integrantes das demais equipes. É uma maneira de dizer aos jovens que, se a competência é um atributo essencial neste mundo globalizado e concorrencial, valores como a capacidade de dialogar, a solidariedade e a tolerância não podem ser negligenciadas.

(Soa a campainha.)

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) – Devem, ao contrário, ser sempre estimuladas.

    Quero parabenizar todos os rondonienses que participaram da Olimpíada, em especial: Gabriel Gomes, 1º lugar em Marcenaria; Abmael Araújo, 1º lugar em Construção em Alvenaria...

(Soa a campainha.)

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) – ... Wesley da Silva, 1º lugar em Hidráulica; e André Tomaz, 3º lugar em Webdesign).

    Resta-nos, pois, renovar os cumprimentos ao Senai e ao Sesi por esse trabalho admirável que vêm realizando e que contribui enormemente para a melhoria da educação em nosso País.

    Quero também, ao mesmo tempo, parabenizar o presidente da CNI, Robson Andrade, e Marcelo Thomé, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, por terem também participado, acompanhado e contribuído para que esse grande evento pudesse ser realizado.

    Eram essas, Sr. Presidente, as minhas palavras, homenageando essa equipe extraordinária do Sesi/Senai de todo o Brasil e, sobretudo, do meu Estado de Rondônia, que participaram da Olimpíada do Conhecimento...

(Interrupção do som.)

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) – ... inúmeros jovens do meu Estado e de todo o Brasil premiados como vencedores nessa Olimpíada do Conhecimento.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2016 - Página 13