Pronunciamento de Ciro Nogueira em 20/10/2016
Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro da realização da 10ª edição da Caminhada Outubro Rosa, no centro de Teresina (PI), campanha de âmbito nacional que tem como objetivo o combate ao câncer de mama.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Registro da realização da 10ª edição da Caminhada Outubro Rosa, no centro de Teresina (PI), campanha de âmbito nacional que tem como objetivo o combate ao câncer de mama.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/10/2016 - Página 53
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, PASSEATA, COMBATE, CANCER, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, no começo deste mês, uma multidão de cerca de 5 mil pessoas coloriu de rosa o centro de Teresina, durante a 10ª edição da Caminhada Outubro Rosa.
Partindo da Igreja São Benedito, às 8h da manhã, bem no coração da cidade, as pessoas seguiram até o shopping Rio Poty, onde foram realizados exames de mamografia, de forma gratuita, além de palestras e orientações sobre o câncer de mama.
São os piauienses se mobilizando pela prevenção daquele que é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres, no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele.
Um em cada quatro novos casos é na mama, e é por isso que é tão importante a mobilização internacional conhecida como Outubro Rosa para lembrar às mulheres a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Embora alguns homens também desenvolvam a doença, 99% dos casos aparecem entre as mulheres. Alguns fatores aumentam o risco entre a população feminina, sendo que o principal é a idade: cerca de 4 em cada 5 ocorrências são registradas após os 50 anos.
Existem fatores que aumentam o risco da doença como a obesidade, o sedentarismo e o consumo de álcool, mas que são suscetíveis de controle. As mulheres que evitam o sobrepeso, praticam atividade física e consomem menos álcool correm menor risco de desenvolver o câncer de mama.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,
Inúmeros prédios e monumentos públicos e privados estão iluminados na cor rosa neste mês de outubro para sinalizar a todos a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a maioria dos casos de câncer de mama pode ser identificada nas fases iniciais, e na maior parte das ocorrências são as próprias mulheres que se examinam antes de procurar um médico e receber o diagnóstico.
Fazer o autoexame é, portanto, fundamental. As mulheres devem se examinar regularmente e realizar exames específicos. Com essa prática simples, as chances de cura são muito maiores.
Em Brasília, a população já se acostumou a ver o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional iluminados na cor rosa e isso ocorre no Piauí também em monumentos como o Palácio Karnak, o Teatro 4 de Setembro e a ponte Estaiada.
Neste momento específico de conscientização, a recomendação maior é que todas as mulheres criem o hábito de se autoexaminar regularmente, de forma que sejam capazes de detectar qualquer pequena irregularidade. E, caso isso ocorra, procurem um médico para exames mais precisos, com a certeza de que isso deve ser visto como um procedimento normal e não como um diagnóstico fatal.
Temos a missão de multiplicar essa informação porque a prevenção ainda é o melhor remédio na luta contra o câncer de mama.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.