Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Preocupação com situação nos municípios de Brasileia e Xapuri, no Acre, envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os seringueiros da região.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Preocupação com situação nos municípios de Brasileia e Xapuri, no Acre, envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os seringueiros da região.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2016 - Página 81
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • APREENSÃO, MUNICIPIO, BRASILEIA (AC), XAPURI (AC), ESTADO DO ACRE (AC), INSTITUTO, CHICO MENDES, SERINGUEIRO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Sem revisão do orador.) – Apenas para registrar os meus votos nas votações anteriores. Votei com a orientação do meu Partido.

    E queria justificar a minha ausência no plenário. Eu estava lá no ICMBio, discutindo uma situação do meu Estado, que está acontecendo no Município de Xapuri e Brasileia, aquela região do Alto Acre, uma situação muito grave. Alguns funcionários do ICMBio estão humilhando os nossos seringueiros, nossos colonos. Toda a Bancada esteve reunida agora com o Presidente do ICMBio, Sr. Ricardo. Estávamos lá eu, o Senador Gladson, o Deputado Moisés, o Deputado Rocha e deputados estaduais – e aqui está presente o Deputado Chagas Romão e o Deputado Antônio Pedro, de Xapuri, duas lideranças da região. Faço questão de registrar a presença dos dois aqui.

    Quero pedir mais uma vez ao ICMBio que tenha bom senso, porque aquelas pessoas que moram ali naquela reserva são brasileiros que cuidam da nossa floresta; são brasileiros que precisam ser respeitados. E não são esses servidores do ICMBio que ficam achincalhando os políticos, que ficam humilhando os nossos produtores que irão, de forma alguma, fazer com que nós possamos recuar.

    Nós queremos dialogar com o ICMBio, mas queremos que o nosso seringueiro, que o povo que mora na floresta seja respeitado.

    Obrigado, Senador José Medeiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2016 - Página 81