Explicação pessoal durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal sobre as citações do nome de S. Exa. em discursos de senadores do PT e do PCdoB.

Autor
Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal sobre as citações do nome de S. Exa. em discursos de senadores do PT e do PCdoB.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2016 - Página 101
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, DISCURSO, GRUPO, SENADOR, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), REGISTRO, INCOERENCIA, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, V. Exª já esclareceu rapidamente como deve ser o processo de votação.

    O interessante, Sr. Presidente, é que eu soube nesse momento... O nobre colega me disse que eu fui citado no mínimo umas cinco ou seis vezes pelos Senadores e Senadoras do PT e do PCdoB.

    Realmente eles têm uma característica impressionante. Eles falam dos outros o que eles são. Impressionante! Eles tentam imputar às outras pessoas aquilo que eles são, não é verdade?

    Veja bem, foram à tribuna dizer: "Mas o Senador Caiado votou contra". Venha cá, eles votaram a favor. O PT votou a favor e agora vai votar contra? Onde está a coerência do PT? Não é verdade?

    Quer dizer, eles votaram, vieram aqui...

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – V. Exª já sabe a orientação que eu vou dar?

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO) – ...fizeram toda a apologia, votaram a favor. Agora encaminharam o voto contra? Como é que é isso? Como é que se explica uma coisa dessa? Isso é o máximo do oportunismo.

    Agora, quero deixar claro que tenho uma posição muito tranquila...

(Soa a campainha.)

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO) – ... até porque eu não sou encabrestado de governo, eu não estou envolvido com práticas indecorosas de governo e tenho a minha posição independente. O Partido está totalmente liberado, vota como quer.

    Eu vou manter a minha coerência. Agora eu desafio o PT a manter a dele. Eu desafio o PT a manter o discurso da primeira votação. Eu desafio o PCdoB, que tanto falou da importância. Que mantenha a votação então.

    Ora, por que agora? Veja bem, foram os defensores aqui. Estiveram na tribuna, debateram, defenderam. Agora? Dizem: "Olha, agora nós não podemos votar mais". Não, é exatamente o projeto. É idêntico. O que ele tem a mais? Aumentou de 30% para 35% a multa. Não tem diferença alguma. Não tem diferença.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Fora do microfone.) – Tem. Os parentes, os familiares.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO) – Não, isso é emenda. Estou falando projeto.

(Soa a campainha.)

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO) – O projeto, na sua inteireza, é exatamente o que foi votado aqui pelo PT e defendido pelo PT e pelo PCdoB. Agora vêm... É o que eu falo: eles falam dos outros o que eles são.

    Então, eu acho que neste momento o PT vai encaminhar favoravelmente. A sua bancada vai toda votar favorável por uma questão de coerência, da mesma maneira que vou manter a minha coerência. Exatamente. Certo?

    Então é isso o que eu peço a V. Exª, que realmente tenham aqui uma postura que seja de coragem, de assumir o que é certo, o que é errado, mas não tentar imputar aos outros aquilo que realmente vão fazer. Quem vai fazer isso agora? Nós vamos saber quem é que vai fazer no momento em que tivermos a votação no painel. Este é o fato que nós temos que colocar aqui às claras.

    Eu tenho certeza absoluta que os Senadores do PT e a Senadora do PCdoB que nos citou... Que também declare o seu voto. É fundamental que eles declarem o voto. Eu estou declarando o meu. Eu quero, exatamente, que o PT declare o voto – os que me citaram. Os que me citaram, que cheguem aqui e digam de que maneira vão votar. Não venham agora tergiversar: "Ah, não é a mesma coisa", "não é não sei o quê", "não é isso", "não é aquilo". Não, é exatamente igual, e a multa ainda é maior. Este é o fato, ou seja, se é em termos de arrecadação, este arrecada mais ainda: 5% a mais do que o anterior.

(Soa a campainha.)

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO) – Então, Sr. Presidente, agradeço o tempo.

    Como tive que me ausentar por alguns minutos em decorrência de um congresso internacional que está havendo, da área médica de toda a América Latina, eu peço desculpas pelo tempo em que estive faltoso no plenário. Foram apenas 40 minutos, mas eu soube que fui extremamente citado. Eu gostaria exatamente de que os que me citaram pronunciassem o voto.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2016 - Página 101