Discurso durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do advogado Antônio Modesto da Silveira, de 89 anos, conhecido por defender presos políticos durante o regime militar.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do advogado Antônio Modesto da Silveira, de 89 anos, conhecido por defender presos políticos durante o regime militar.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2016 - Página 123
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ADVOGADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, PRESO POLITICO, REGIME MILITAR.

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) – O senhor me permita só render uma homenagem a uma pessoa que faleceu, que é muito querida, destacada no cenário nacional, Senador Paulo Paim, que foi o Advogado Antônio Modesto da Silveira, 89 anos, que todos conhecem, de uma importância nacional enorme. Deixou legados que a gente não pode deixar de destacar ao povo brasileiro, na luta contra a ditadura, contra criminosos que exerceram suas atividades sacrificando os bons políticos deste País.

    Eu quero dizer também que combateu o regime militar. Eu quero citar, inclusive, que fui uma das pessoas que tive a oportunidade de conviver com ele, e a relevância que ele teve, sobretudo.

    Eu queria falar, Sr. Presidente... Me permita, Senador Paulo Paim, porque eu vou ter muito pouco tempo para homenagear uma pessoa que teve estatura política, essa importância moral, cívica para o País, que foi o Advogado Modesto da Silveira.

    Defendeu os presos políticos, e não foi só. Ele atuou em função da causa da democracia, firme, sem nunca se quebrar. Em todos os momentos importantes que ninguém queria se mostrar, estava lá o Modesto da Silveira, como advogado, ali, que hoje pereniza a sua imagem dentro do nosso coração e neste País.

    Então, aqueles que foram perseguidos que estiverem me ouvindo, aqueles que foram vítimas da ditadura se lembrem de quão importante foi esse advogado, esse cidadão, com sua atitude cívica e política em favor das liberdades democráticas, em favor do Brasil e da Democracia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2016 - Página 123