Fala da Presidência durante a 180ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e à entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, em sua 3ª edição.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e à entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, em sua 3ª edição.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2016 - Página 6
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, NEGRO, ENTREGA, COMENDA, SENADOR, ABDIAS NASCIMENTO, OBJETIVO, HOMENAGEM, PERSONAGEM ILUSTRE, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, PROTEÇÃO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, IMPORTANCIA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Bom dia a todos!

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    Declaro aberta a Sessão Especial do Senado Federal destinada a comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e à entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, em sua 3ª edição.

    Antes mesmo de terminar com o protocolo inicial, faço questão de convidar para a Mesa a Senadora Lídice da Mata, uma das mentoras – e por que não dizer? –, a principal mentora da Comenda Abdias Nascimento. (Palmas.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Fora do microfone.) – Obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Ela foi a Primeira Presidenta. Neste mandato sou eu. Vamos dividir aqui os trabalhos, nós dois.

    A Comenda Senador Abdias Nascimento, instituída pela Resolução nº 47, de 2003, de autoria da Senadora Lídice da Mata e coautoria deste Senador, é destinada a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuições relevantes à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.

     Nesta Sessão, serão agraciados o Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso do Sul (Imune); o Sr. Lázaro Jerônimo Ferreira – Lazzo Matumbi; a Srª Maria José Motta de Oliveira – Zezé Motta.

    O Conselho decidiu, por unanimidade, prestar homenagem, in memorian, ao Sr. Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido como Naná Vasconcelos.

    Vamos, neste momento, à composição da Mesa dos trabalhos. Já está conosco a nobre Senadora, mentora da Comenda, Lídice da Mata.

    Convido o Secretário-Executivo de Assuntos Legislativos e da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, no período 2014 a 2016, Sr. Marivaldo de Castro Pereira. Seja bem-vindo! (Palmas.)

    Convidamos a Perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura do Ministério da Justiça, Srª Deise Benedito. (Palmas.)

    Convidamos a Presidenta da Fundação Palmares, no exercício 2015/2016, Srª Cida Abreu. (Palmas.)

    Convidamos o pesquisador associado do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Sr. Felipe Freitas. (Palmas.)

    Estão conosco, nesta atividade da Comenda Abdias Nascimento, representando o Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso (Imune), a Srª Jackeline Silva; o Sr. Lázaro Jerônimo Ferreira – Lazzo Matumbi; representando a homenageada Maria Zezé Motta, o Sr. Vinícius Belo; e representando o homenageado Naná Vasconcelos, a Srª Maria da Paz.

    Demais autoridades presentes: a representante do Governador do Estado do Ceará, Srª Luciana da Mata Vasconcellos; e o Presidente Nacional do Partido Progressista Afro, Sr. Bruno Teté.

    Neste momento, em posição de respeito, nós vamos cantar o Hino Nacional.

    Esta sessão conta a com a participação especial do cantor, produtor musical e professor de canto Denilson Bhastos, do DF. Aos 8 anos de idade, Denilson descobriu a vocação musical. Além de cantar, ele toca bateria, teclado e violão. Em outubro, fez uma apresentação de tirar o fôlego dos jurados e da plateia em um programa nacional de competição musical, que seleciona e premia os melhores cantores do País.

    Convido todos para que, de pé, ouçamos, na voz de Denilson, o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Esse foi o cantor Denilson Bhastos, que nos presenteou com essa bela interpretação do Hino Nacional. No encerramento, dizem, estará com a gente para nos dar mais oportunidade de ouvi-lo.

    Eu queria cumprimentar no plenário, também, o ex-Senador João Pedro, para quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

    É um batalhador por essas causas, que fez questão de estar aqui.

    Neste momento, eu convidaria a Senadora Lídice da Mata a fazer o seu pronunciamento. Pode optar pela tribuna ou aqui, fique à vontade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2016 - Página 6