Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia de suposta representante do governo que estaria infiltrada na manifestação pública em frente ao Congresso Nacional com o objetivo de incitar a violência.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Denúncia de suposta representante do governo que estaria infiltrada na manifestação pública em frente ao Congresso Nacional com o objetivo de incitar a violência.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2016 - Página 100
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • DENUNCIA, POSSIBILIDADE, PARTICIPANTE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, OBJETIVO, INCITAMENTO, VIOLENCIA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – A respeito dessa polêmica, Sr. Presidente, quero dizer que, lamentavelmente, logo no início da sessão, aconteceu o episódio que aconteceu. E, por conta de uma única pessoa...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – A Gláucia.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Exato, D. Gláucia – infiltrada, já estão dizendo. Vários trabalhadores, sindicalistas, deixaram de acompanhar esta sessão histórica. Agora, quem perde com isso é a democracia, é o povo brasileiro. Basta olhar aqui.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – É uma desfaçatez!

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – As galerias, o lugar que foi construído para que o povo pudesse assistir pessoalmente às sessões do Senado Federal, vazias. Vazias! E ainda somos obrigadas a ouvir questões lamentáveis aqui, como chamar a juventude brasileira, os estudantes, os trabalhadores de baderneiros, Sr. Presidente.

    Olha, alguém aqui fez um desafio: identifiquem os infiltrados. Os infiltrados estão sendo identificados, aliás. Existem várias filmagens que mostram isto: um grupo com menos de 30 jovens encapuzados, separados da manifestação, que foram virar carros. A polícia poderia ter cercado esses 20 e deixado a manifestação acontecer. Mas, não: agrediu exatamente aqueles que estavam se manifestando pacificamente. Mas não há problema. A verdade virá, como está vindo agora: esse Governo tirou a Presidenta Dilma, dizendo que defendia...

    O SR. ZEZE PERRELLA (Bloco Moderador/PTB - MG) – Presidente, vamos abrir o painel.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – ... dizendo que defendia a ética, e comete hoje as maiores barbaridades, Sr. Presidente. Então, fato grave é este que estamos vivendo.

    Presidente Renan, eu já quero solicitar de V. Exª, para o segundo turno, que façamos o credenciamento prévio, para que essas galerias não envergonhem o Legislativo brasileiro, e que lá possam estar pessoas, brasileiros e brasileiras, que devem e têm o direito de ali estar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2016 - Página 100