Pronunciamento de Rose de Freitas em 30/11/2016
Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição nº 113-A, de 2015, que trata da reforma política.
- Autor
- Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Rosilda de Freitas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SISTEMA POLITICO:
- Preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição nº 113-A, de 2015, que trata da reforma política.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/12/2016 - Página 83
- Assunto
- Outros > SISTEMA POLITICO
- Indexação
-
- APREENSÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ASSUNTO, REFORMULAÇÃO, POLITICA, ENFASE, PROIBIÇÃO, REELEIÇÃO, REFERENCIA, CARGO ELETIVO, EXECUTIVO, DEFESA, CONSULTA, OPINIÃO PUBLICA.
A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) – Na verdade, Senador Presidente, eu tinha pedido um aparte ao Senador Flexa Ribeiro exatamente por uma preocupação que estou tendo e que vou sair com ela daqui hoje eu tenho certeza absoluta.
Ele disse sobre a colcha de retalhos, sobre as emendas, sobre o momento. Mais uma vez vamos cometer o erro de achar que tudo o que aconteceu no Brasil para que a gente... É o problema da água que está suja, e joga o bebê fora também.
O que acontece neste momento é que, quando se fala no fim da reeleição, eles estão achando que com isso vão se prevenir contra futuros mandatários deste País que não estejam exercendo, de forma condizente com o programa, os compromissos, o cargo maior do País.
Veja bem: acontecer, acontecerá com quatro, com cinco anos de qualquer maneira que acontecer, Sr. Presidente, porque no mundo inteiro existe reeleição. Se o Presidente for bom é questão de eficiência, de gestão. Nós sabemos que um Presidente que desempenha bem a sua função, o País vai clamar para que esteja ali novamente.
Agora, se tivemos um acidente de percurso naquele momento, um acidente terrível com o País – e já aconteceram outros –, quer dizer que nós não podemos mais fazer um plano para um País deste tamanho a médio prazo, discutindo com a população? O que pensa a população? A população quer a reeleição ou não quer a reeleição? Então, mais uma vez, Sr. Presidente, eu sei que é uma preocupação que V. Exª tem, como eu: que possamos acertar, num calendário bem – vamos dizer assim – condizente com a realidade do País, as alterações que precisam ser feitas, mas que não façamos o que estamos fazendo todo dia.
Eu sou a favor da proposta do Senador Otto e de que a gente possa construir uma PEC em conjunto. E aí vamos encontrar os parceiros dessa proposta, para que possamos apresentar uma propositura consistente, para que possamos falar em reforma política.
Eu me sinto muito desiludida toda vez que é um sobe e desce terrível. Hoje, a reforma política é importantíssima; amanhã, ela deixa de ser. Então, eu peço a V. Exª que registre exatamente as nossas posições e que nós possamos estar preocupados de verdade com o Brasil, mas com tudo o que acontece no Brasil de errado. A cada momento em que ocorre um erro, nós corrigimos com uma lei diferente. Daqui a pouco, está tudo calmo, muda-se a lei, faz-se outra lei e por aí afora.
Obrigada pela paciência, Sr. Presidente.